Skip to main content

Campanha! Rádio de pilha é item essencial para comunicação no RS

O gaúcho Dari Lopes, de 75 anos, informa-se pelo radinho que ganhou | Foto: Divulgação

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, são mais de 200 mil pontos sem energia elétrica no estado. As pessoas afetadas pelas enchentes na região, têm utilizado rádios de pilha para se informarem da situação emergencial.

Considerados quase em desuso, esse é um meio que tem auxiliado no acesso à comunicação para moradores do RS, principalmente do em municípios do interior. 

Entre os conteúdos reproduzidos estão dicas de saúde, alertas de temporais, como se proteger e buscar ajuda, por exemplo.

Nesse sentido, uma campanha idealizada pela Universidade de Santa Cruz do Sul foi criada para arrecadar doações de equipamentos e pacotes de pilha para distribuir estes aparelhos para as vítimas do RS.

Para falar sobre esse assunto , o Jornal Tambor de quinta-feira (16/05) entrevistou Geremias dos Santos. Ele é o atual presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço).

(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Geremias dos Santos) 

De acordo com Geremias os rádios de pilha estão sendo essenciais no combate à desinformação. Além disso, esses aparelhos com suas ondas sonoras curtas, têm sido a salvação, por ter maior alcance.

O presidente da Abraço Brasil, ressaltou que essa realidade do Rio Grande do Sul deve servir de exemplo para o restante do Brasil. Ele disse que é preciso “garantir uma maior valorização da comunicação local”.

Geremias também destacou que, por mais que haja alta tecnologia, quando se trata da comunicação em tragédia, fica perceptível como a infraestrutura brasileira comunicacional é vulnerável. 

Leia também: III Plenária Nacional de Rádios Comunitárias acontece em Brasília

O rádio de pilha se torna uma forma segura de acesso a informação, sem a dependência das mídias sociais.

Como contribuir

As doações dos equipamentos estão sendo entregues no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria. Doações em dinheiro são através da chave pix: [email protected]. Cada rádio de pilha custa, em média, R$ 40,00.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Geremias dos Santos)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados