Skip to main content

Bancários farão encontro para organizar estratégias de luta

Foto: Divulgação

O II Encontro Estadual dos Bancários do Maranhão deste ano tem como eixo central organizar estratégias de luta. O objetivo é manter direitos e obter novas conquistas na Campanha Salarial 2024.

Promovido pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA), o Encontro vai acontecer no próximo sábado (22/06), em dois turnos, matutino e vespertino, na Sede do Sindicato, na Rua do Sol, no Centro de São Luís.

Na parte da manhã, haverá um debate sobre conjuntura política e econômica nacional, com destaque para uma palestra sobre a grande redução dos postos de trabalho bancário na última década em contraposição ao aumento da lucratividade dos bancos.

Essa triste realidade, demonstrada em um estudo do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE), reforça que a defesa do emprego deve ser uma das principais pautas a serem discutidas nas negociações com os banqueiros e o governo.

À tarde, os bancários presentes poderão participar de uma mesa temática sobre saúde, com foco no debate para fortalecer os planos de saúde e combater o adoecimento bancário nos bancos públicos e privados, resultado do assédio moral, da pressão por metas, da sobrecarga de trabalho, dentre outros abusos em locais de trabalho.

Leia também: Eletrobras! Trabalhadores em estado de greve

Para o presidente Dielson Rodrigues o momento é essencial para a construção coletiva de uma Campanha Salarial forte. O dirigente reforçou a importância da pauta de reivindicações, aprovada em maio no XX Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), na segunda quinzena de junho.

A pauta de reivindicações vai ser entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ao Banco do Brasil (BB), à Caixa Econômica Federal (CEF), ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB0 e ao Banco da Amazônia (BASA).

“Caso o movimento sindical perceba que a intransigência será o caminho adotado pelos patrões, é preciso mobilizar a categoria e preparar paralisações, pois sem luta não haverá vitórias”, advertiu Dielson Rodrigues ao conclamar todos os bancários à luta.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados