Skip to main content

Bancários autorizam Sindicato a apresentar pautas da categoria

Assembleia Virtual | Foto: Redes Sociais

Bancários maranhenses autorizaram o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA) a entregar as pautas geral e específicas, que estão sendo construídas em conjunto com a base, à Federação Nacional do Bancos (Fenaban) e aos bancos públicos.

A autorização foi deliberada em Assembleia Geral Virtual realizada na quarta-feira (05/06), via plataforma Zoom. Os bancários aprovaram cláusulas financeiras como a reposição das perdas salariais acumuladas desde o Plano Real.

Também foi aprovado o reajuste de 30%, composto pela soma das perdas nos bancos privados, pela inflação de agosto de 2022 a 2024 e pela média do crescimento dos ativos das cinco maiores instituições financeiras do país nos últimos dois anos.

Quanto à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), foi aprovada também a distribuição de 25% do lucro líquido dos bancos de forma linear para todos os bancários e bancárias do país.

Leia também: Ato público cobra direção da Assembleia Legislativa

Além das cláusulas financeiras, a pauta geral engloba cláusulas sociais, entre as quais, o combate às reestruturações, à terceirização, aos descomissionamentos, às demissões, ao assédio, à cobrança excessiva de metas e ao adoecimento.

No caso das pautas específicas por banco, a luta na Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia é a melhoria da assistência à saúde, garantia do emprego, previdência, isonomia, nomeação de concursados e abertura de novas agências, a exemplo das unidades voltadas para o agronegócio.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Dielson Rodrigues, disse que as pautas serão discutidas ainda, juntamente com a categoria, durante o II Encontro Estadual dos Bancários 2024, que será realizado no dia 22 de junho.

“Uma vez concluídas, as pautas serão entregues à Fenaban e aos bancos públicos ainda em junho, conforme encontro já marcado via ofício. Então, vamos à luta”, conclamou Dielson.

FONTE: Sindicato dos Bancários do Maranhão

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados