Skip to main content

Projeto incentiva escrita a partir do pensamento negro

O Instituto Valdenia Menegon (IVM) está provendo o curso “Escritas de si a partir do pensamento radical negro”. O projeto busca desenvolver a escrita, que é fortemente incentivada pela realidade social, econômica, cultural e política.

O curso terá início a partir do dia 7 de março, com duração de 40 horas de aulas, divididas em sete módulos. Todas as aulas serão ministradas on-line.

Além disso serão ofertadas bolsas limitadas para os interessados e interessadas em participar. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Para falar sobre esse assunto, o jornal Tambor de segunda-feira (04/03) entrevistou Valdenia Menegon e Igor de Sousa. Ambos vão ministrar as aulas do curso.

Valdenia é vice-líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde da UNIR e professora da Rede Pública Municipal de Caxias/MA e da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC).

Igor é pesquisador do Laboratório de Sociologia Não Exemplar/CPDA- UFRRJ e doutor em Sociologia pela UFRGS.

(Veja, abaixo, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Valdenia Menegon e Igor de Sousa)

Segundo Valdenia, o curso servirá para contribuir e ampliar debates sobre a modernidade, colonialismo e o racismo. Por meio de narrativas da filosofia dos povos africanos.

“Esse curso surgiu da necessidade de falar a partir das nossas vivências e experiências, onde vamos priorizar a escrita a partir da nossa realidade, do nosso lugar, fazendo um resgate da nossa memoria”, ressaltou a professora.

Para Igor “o projeto traz a ideia de escrever e pensar a partir de si através do seu cotidiano e refletir essas questões a partir de uma epistemologia negra”.

Sobre o IVM

O Instituto surgiu em meio à pandemia da Covid-19, em 2020. Sua criação veio de discussões na UNEGRO/Caxias, a partir do reconhecimento de que é necessário proteger e acolher nossos irmãos e irmãs negros.

A iniciativa tem como objetivo, promover educação política para vários segmentos da sociedade, com prioridade para mulheres, negros, jovens e estudantes da graduação.

Além de organizar profissionais negros e negras de diversas áreas de atuação para a oferta de cursos, mentorias e outras formas de formação.

Saiba mais: https://linktr.ee/institutovaldeniamenegonlinks

Aquilombar negros e negras de todo o Brasil no intuito de formar uma rede articulada de parcerias.

Período: 07/03 a 18/04
Horário: 19h00 às 21h00
Dias da semana: quinta-feira
Carga-Horário: 40 horas
Módulos: 07

⚠️ vagas limitadas + bolsas disponíveis

valor e mais informações pelo grupo do WhatsApp, acesse já: https://chat.whatsapp.com/JQYXY7rpr5c5Mcl10fSZ3f

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Valdenia Menegon e Igor de Sousa)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados