Skip to main content

Lançada cartilha “Madre Deus: Um Balaio de Histórias”

Praça da Saudade | Foto: Divulgação

Estudantes do Centro de Ensino José Giorcelli Costa fizeram uma imersão no Bairro Madre de Deus, em São Luís. Considerado um dos bairros mais festivos e de imensa pujança cultural, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história e manifestações culturais da comunidade.

Essa imersão foi propiciada com o lançamento da cartilha “Madre Deus: Um Balaio de Histórias”, organizada pelo professor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Flaviomiro Mendonça.

Os alunos da Madre Deus puderam conhecer e se reconhecer em um local de grande relevância histórica, com seus patrimônios materiais e imateriais, além de ter como parâmetro o auxílio na criação de uma consciência patrimonial que vai além dos limites da escola e passa pela experiência comunitária.

A cartilha teve a diagramação, edição e projeto de arte de Débora Andrade Santos e produção, texto e imagens de Carla Bianca, David Rocha, Débora Maria Santos, Diogo Lima, Flaviomiro Mendonça, Giovanna Soares, Letícia Mata, Mariana Souza e Sarah Stephanie Linhares.

São estudantes de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Leia também: Casa d`Arte retoma a promoção de direitos culturais

Os alunos visitaram o Cemitério do Gavião, onde foram sepultados o poeta Sousândrade, o ex-governador Benedito Leite, a médica Maria Aragão, os poetas Nauro Machado e Bandeira Tribuzi, o amo de bumba meu boi, Coxinho, e o carnavalesco Joãozinho Trinta.

Também visitaram a Casa das Minas, terreiro de matriz africana mais antigo do Maranhão, fundado por escravos originários do Benim, antigo Daomé.

Outro ‘símbolo’ histórico e cultural visitado foi o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) – um prédio de 1891, que abrigou a Companhia de Fiação e Tecidos de Cânhamo.

Também foi visitado a Capela de São Pedro, onde acontece todos os anos o Festejo do Padroeiro dos Pescadores, em 29 de junho, além da Fonte do Bispo e Casa de Nagô.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados