Skip to main content

Festival Guarnicê de Cinema! Mais de 200 filmes inéditos serão exibidos no Maranhão

Foto: Divulgação

O Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais importantes do cinema brasileiro, inicia nesta sexta-feira (07/06) e tem sua programação até o dia 14 de junho.

Mais de 200 filmes inéditos no Maranhão serão exibidos, neste evento que se tornou um dos mais tradicionais do calendário cultural maranhense, que completa 47 anos.

A edição é realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A programação do Guarnicê pode ser acessada por meio do site guarnice.ufma.br

A abertura do festival acontecerá no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol , Centro), a partir das 19h. Os 550 ingressos reservados para o público serão disponibilizados pela plataforma Sympla. O evento também pede a doação de um quilo de alimento não perecível por bilhete. Os alimentos arrecadados serão doados para o programa Mesa Brasil, do SESC.

A cerimônia de abertura contará com homenagens às atrizes Bete Mendes e Zahy Tentehar. Já a apresentação cultural será com o Grupo Lamparina e a exibição do filme “Estranho Caminho’’, dirigido por Guto Parente. A classificação indicativa é 14 anos. 

Para os outros dias da programação não será preciso reservar ingressos. Basta chegar ao local de exibição com antecedência e retirar o bilhete gratuitamente. 

Programação intensa em São Luís e no streaming

Pelo quinto ano consecutivo, o Guarnicê será realizado em formato híbrido. O público poderá acompanhar o festival presencialmente em São Luís e virtualmente por meio da plataforma de streaming do site guarnice.ufma.br e do aplicativo Cine Guarnicê, disponível para Android ou IOS.

Em São Luís, as exibições do Guarnicê serão realizadas em quatro espaços. As cerimônias de abertura e encerramento ocorrem no Teatro Arthur Azevedo; o Teatro Napoleão Ewerton – SESC recebe as mostras paralelas Guarnicêzinho e Jovem e a mostra competitiva “Faz Todo Sentido’’, acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual.  

As mostras competitivas de filmes nacionais e maranhenses ocorrem no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga) e o CineSesc Deodoro receberá a Mostra Universitária e a mostra paralela Cinema Não Tem Idade. 

Leia também: Bumba Meu Ita! Itaercio Rocha faz show no Reocupa

O Guarnicê

O Guarnicê é o festival de cinema mais antigo do do Norte e Nordeste. Também é um dos mais tradicionais do país. Realizado pela Universidade Federal do Maranhão, o evento conta com patrocínio do Banco do Nordeste e governo federal, Instituto Cultural Vale, Sebrae, governo do Maranhão, via Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Porto do Itaqui.

Além de apoio institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Ceuma, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eduplay, Fundação Sousândrade, SESC, Canal Brasil, Secretaria de Estado da Educação, Escola de Cinema do IEMA, Fundação da Memória Republicana Brasileira, Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal de Educação, Canal e Canal Curta.

O festival também tem apoio da TV UFMA, Rádio Universidade, Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e Teatro Arthur Azevedo.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados