Skip to main content

FETAEMA obtém conquistas para juventudes do campo

Foto: Divulgação/FETAEMA

Toda mobilização da juventude articulada pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) e demais Federações do Nordeste ao Norte trouxe significativas conquistas para essa geração rural.

Os avanços foram anunciados pelo Governo Federal, logo após a caminhada de encerramento na Esplanada dos Ministérios, última atividade do 4º Festival Nacional da Juventude Rural. 

Maior delegação entre as 27 Federações filiadas à CONTAG presentes no Festival, a FETAEMA foi representada por 450 jovens das suas dez Regionais Sindicais (Alto Turi, Baixada Maranhense, Baixada Oriental, Baixo Parnaíba, Cocais, Pindaré, Mearim, Sul Maranhense, Médio Sertão e Tocantina).

“É com  muita alegria e a certeza de um sonho realizado que saímos do 4º Festival Nacional da Juventude Rural trazendo na bagagem respostas do governo federal que devem fortalecer a permanência das juventudes no campo com qualidade de vida. Viva a Juventude Rural Maranhense! Viva a FETAEMA!”, compartilhou emocionado o secretário de Jovens da Federação do Maranhão, Geová Goes.

A abertura política contou com forte fala da presidenta da FETAEMA, Angela Silva, em nome de todos os presidentes das Federações.

“A FETAEMA mais uma vez mostrou a sua garra, ousadia e força de mobilização e realização de ações estratégicas em defesa dos interesses dos povos do campo, da floresta e das águas. A resposta do governo federal às nossas demandas é a certeza que estamos no caminho certo para avançarmos e conquistarmos políticas públicas e programas para as juventudes e para todas e todos que fazem o campo maranhense e brasileiro”, frisou a presidente da FETAEMA, Angela Silva.

Na defesa da Agricultura Familiar, Angela também esteve em audiência com o ministro das Comunicações do Governo Lula, Juscelino Filho, onde dialogou e apresentou propostas sobre acesso à internet, implantação de rádios comunitárias específicas para o campo e a realização de processos formativos.   

O 4º Festival Nacional das Juventude Rural aconteceu de 25 a 27 de abril de 2023, em Brasília, com o tema: “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”.
 
Fonte: FETAEMA

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados