Em 2022, qual a importância de se discutir a comunicação no Brasil e, particularmente, no Maranhão? Esta foi uma das perguntas que Claudia Santiago e Marcio Zonta tentaram responder nessa terça-feira (25/07), ao dar uma entrevista para Lívia Lima no Jornal Tambor.
As duas pessoas entrevistadas são jornalistas e vão participar do II Seminário Comunicação e Poder no Maranhão, que começará na quarta (27/07), a partir das 8h, no Sindicato dos Bancários, no centro de São Luís.
(Veja, ao final desse texto, a íntegra do Jornal Tambor com a entrevista de Cláudia Santiago e Márcio Zonta)
Claudia Santiago é jornalista, escritora, historiadora e educadora. É a dirigente e cofundadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) do Rio de Janeiro, referência no Brasil no trabalho de formação na área de Comunicação. O NPC é uma das entidades que está organizando este II Seminário.
Ela vai participar da mesa de abertura, no dia 27, que vai tratar do tema “Comunicação contra-hegemônica: que bicho é esse?”. Participarão também dessa mesa Flávio Reis (cientista político e professor da UFMA) e Ed Wilson Araújo (jornalista, professor da UFMA e um dos idealizadores da Agência Tambor).
Márcio Zonta é jornalista. Hoje atua na coordenação da comunicação do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM). Foi correspondente nacional e internacional pelo Brasil de Fato e Ópera Mundi.
Ele vai participar da quinta mesa do Seminário, que vai ocorrer logo no início da tarde do dia 28 (quinta-feira). Além de Zonta participarão desta mesa Ingrid Barros (fotógrafa, comunicadora popular, da Rede de Agroecologia do Maranhão), Rosa Tremembé (educadora e comunicadora popular, da Teia de Povos e Comunidades Tradicionais) e Emilio Azevedo (jornalista, integrante da Agência Tambor).
A jornalista Larissa Carvalho, do site Negrê, iria participar dessa entrevista na Agência Tambor. Mas ela teve um imprevisto em Fortaleza, cidade onde mora. Larissa está confirmada no Seminário. Ela fará parte da quarta mesa, no dia 28 pela manhã, ao lado de Marcio Carneiro dos Santos (professor do departamento de Comunicação da UFMA) e de Iriomar Teixeira (advogado, dos Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão). Essa quarta mesa vai debater “Webjornalismo e Luta Popular”.
O II Seminário de Comunicação e Poder no Maranhão é uma iniciativa da Agência Tambor (MA), NPC (RJ) e Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão.
Faça aqui sua inscrição no Seminário
Clique aqui e veja a programação completa do II Seminário Comunicação e Poder no Maranhão.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Claudia Santiago e Marcio Zonta) 👇🏽👇🏿