Skip to main content

Fundamental – Coordenadora do MAB denuncia mercantilização da água e privatização do saneamento

Foto: Divulgação – Expressão Popular.

O livro “Mercantilização da água: análise da privatização do saneamento de Teresina-PI”, de autoria da geógrafa Dalila Calisto, trata de um direito fundamental para uma humanidade.

Integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Dalila Calisto vai lar seu trabalho em São Luís, no próximo dia 10 de julho, no Solar Cultural da Terra, a partir das 17h.

O trabalho foi editado pela Expressão Popular e teve o apoio do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão e do Programa de Pós-graduação em História da UFMA, além do MAB.

Para falar sobre esse importante trabalho, o Jornal Tambor de segunda-feira (03/07) entrevistou Dalila Calisto

(Veja, ao final deste texto, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Dalila Calisto)

De acordo com a militante, discutir sobre esse assunto é importante porque impacta na vida de milhões de pessoas. Ela afirmou que “ água é um recurso natural que não pode ser tratado como mercadoria”.

Leia Também: Pra além do cercadinho! Lixo no mangue é exemplo de crimes praticados em São Luís

A integrante do MAB também destacou que os desafios enfrentados para combater os problemas socioambientais, nos estados do Maranhão e Piauí, passam por organização social e uma ação de luta unitária em defesa do acesso à água.

“A participação popular é importante contra a privatização e contra os altos preços na conta do povo, que é uma das consequências da privatização”, acrescentou a autora.

Dalila explicou que o livro é resultado da sua pesquisa de mestrado, na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ela disse que este trabalho é uma crítica sobre a forma que empresas multinacionais operam para a mercantilização da água e a privatização do saneamento da cidade de Teresina (PI).

“Essa análise não começa na academia. Na verdade, é um debate que começamos a fazer no processo de luta conjunta do MAB com os sindicatos do Piauí e Maranhão”, afirmou Dalila.

O livro está disponível no site da editora Expressão Popular e na loja física do Solar Cultural da Terra.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Dalila Calisto)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados