O IV Encontro Maranhense de Agroecologia em São Luís, promovido pela Rede Maranhense de Agroecologia do Maranhão (RAMA), acontece nos dias 15 a 17 de setembro, no espaço da CESIR/FETAEMA, na região metropolitana de São Luís. O evento trata da agroecologia como o modelo de desenvolvimento sustentável no campo e na cidade.
O Encontro tem como tema “Agroecologia como estratégia ao enfrentamento dos conflitos e das mudanças climáticas no Maranhão”. O assunto foi tema do Jornal Tambor dessa quinta-feira (15/09), que entrevistou Fábio Pacheco, agrônomo, mestre em agroecologia e integrante da Associação Agroecológica Tijupá, da Rede de Agroecologia do Maranhão (Rama), da Articulação de Agroecologia da Amazônia e da Articulação Nacional de Agroecologia.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor, com a entrevista de Fábio Pacheco)
A ideia do IV Encontro é fortalecer e difundir a agenda agroecológica, focada em trazer discussões sobre os problemas gerados pelas mudanças climáticas e pautas que dialoguem com a justiça ambiental; Mulheres e agroecologia, violência no campo e defesa dos territórios. “É um encontro que nesse momento quer discutir as mudanças climáticas e outras pautas, como o agronegócio que promove a violência no campo e a destruição da natureza”, destacou Fábio.
Fábio disse que é importante que os candidatos e candidatas do Estado tenham o compromisso com as demandas da agroecologia e da agricultura familiar, para construir e articular as pautas políticas e eleitorais do ponto de vista da agroecologia. Pensando nisso, será realizado um ato político da ação “Agroecologia nas Eleições”, no próximo dia 16 de setembro.
O objetivo do ato é fazer um debate sobre a conjuntura atual da agroecologia no Maranhão, em cima de uma Carta Compromisso, assinada nacionalmente por candidaturas comprometidas com a valorização e proteção do modelo agroecológico. “Estamos chamando para o debate político, em especial as candidaturas que estão alinhadas ao campo agroecológico no Maranhão”.
A programação do IV Encontro, pode ser encontrada completa pelo site da Rede RAMA. Durante os próximos dias, o encontro contará com mesas de discussões, painéis, plenárias, apresentações de trabalhos focados no tema agroecologia e noite cultural.
(Veja abaixo, em nosso canal do Youtube, o Jornal Tambor com a entrevista completa de Fábio Pacheco) 👇🏿👇👇🏾