Skip to main content

Caxias! R$ 50 mil reais de multa para quem pulverizar agrotóxicos

Foto: Divulgação

A pulverização de agrotóxicos no município de Caxias (MA) está proibida. Hoje existe uma lei municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Fábio Gentil.

Essa conquista só foi possível por mobilização de movimentos e organizações populares e sindicais. O autor do projeto foi o vereador Neto do Sindicato.

A Lei de Caxias prevê multa de R$ 50 mil reais para quem desrespeitar a proibição. Cabe a sociedade agora fiscalizar. Inclusive, é importante fiscalizar quem deve fazer a fiscalização.

A cidade maranhense de Caxias entra em sintonia com vários países da Europa, que também já fizeram leis para banir a pulverização de veneno, os agrotóxicos.

Leia Também: Pesquisador afirma que desastres ambientais são consequência de interesses econômicos e políticos

Caxias é a 5ª maior cidade do Maranhão e acumula uma série de conflitos agrários e socioambientais, com o avanço do agronegócio na região, especialmente a monocultura de soja e onde há, inclusive, registro em fazendas de casos de trabalho análogos à escravidão.

A iniciativa em Caxias contou com o apoio da Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA) e da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

No Maranhão, são recorrentes denúncias de comunidades com pessoas adoecidas, especialmente de pele e respiratórias, além de sintomas mais pontuais como queimaduras, coceiras, febre e vômito após a pulverização de venenos sobre as casas.

Com informações do Brasil de Fato

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados