A prefeitura de Presidente Dutra negociou com empresa privada para entregar os serviços de saneamento do município. No Maranhão, algumas cidades já sofrem com essa privatização, como é o caso de Imperatriz, Santa Inês, Pinheiro e Balsas.
O problema é sério! O Jornal Tambor dessa terça-feira (16/08) entrevistou o dirigente do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU-MA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Nivaldo Araújo.
(Veja abaixo, a edição completa do Jornal Tambor, incluindo a entrevista com Nivaldo Araújo)
Em audiência Pública da Câmara Municipal de Presidente Dutra, vereadores e parte da população discutiram o Projeto de Lei do Executivo que objetiva tratar da concessão dos serviços de água e esgoto. Até o momento o projeto não foi aprovado.
Nivaldo lembrou, que o problema da privatização da água em Presidente Dutra atinge toda a população, comprometendo bastante a garantia de um serviço de qualidade. Ele disse ainda, que “é necessário que o Ministério Público se posicione, diante desse processo de privatização no município”.
Na atual conjuntura brasileira, grupos econômicos internacionais e nacionais tem se mobilizado para tomar o controle da água das empresas públicas de saneamento básico administrados por Estados e municípios.
De acordo com Nivaldo, a aprovação da Lei n° 14.026/ 2020 durante o governo Bolsonaro, facilitou a entrega do serviço de abastecimento de água para a iniciativa privada. “As empresas públicas estaduais precisam agora concorrer as licitações com as outras empresas do campo privado”, destacou.
O sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU-MA) tem se mobilizado diante do problema. “Nós vamos fazer toda uma campanha para impedir esse processo com o objetivo de melhoria do serviço. Para atender efetivamente a população”, completou Nivaldo.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Nivaldo Araújo) 👇🏼👇👇🏿