Skip to main content

UFMA decide por saída coletiva da greve!

Foto: Divulgação

Reunidos em Assembleia Geral da Apruma – Seção Sindical do ANDES, professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) decidiram pela saída coletiva da greve do docente federal.

Ficou um indicativo de que a volta ao trabalho será no dia 1º de julho.

A base da Seção Sindical também votou pela assinatura de acordo com o governo federal, que garante mais uma conquista do ANDES – Sindicato Nacional, visto como o legítimo representante dos docentes federais.

O resultado da Assembleia será encaminhado ao Comando Nacional de Greve (CNG), que deve se reunir neste final de semana.

A reunião vai apreciar os resultados de todo o Brasil e encaminhar os resultados para uma nova rodada de assembleias.

A Assembleia do Maranhão atendeu ao comunicado do Comando Nacional de Greve, para analisar as propostas apresentadas pelo governo federal e determinar os próximos passos da paralisação.

Para a presidenta da Apruma, professora Ilse Gomes, o encerramento da greve de modo coletivo é importante porque a greve é nacional, da categoria docente.

“O Andes adota o método de deliberação de consulta às bases e por sua vez cada assembleia indica ao Andes a posição dos docentes de cada universidade. Ter uma data unificada de saída da greve é uma demonstração de unidade da categoria”, ponderou Ilse Gomes.

Leia também: Sindicato dos Bancários empossa nova diretoria

Entre as conquistas vindas dos movimentos de greve, os professores relacionam a recomposição parcial do orçamento das instituições federais, a conquista de 5600 bolsas permanência para estudantes indígenas e quilombolas.

Os docentes relacionam ainda a implementação do reajuste dos benefícios auxílio-alimentação, auxílio-saúde suplementar e auxílio-creche, apesar de ainda não haver equiparação com os benefícios dos demais poderes, além da elevação do valor salarial para ingressantes na carreira docente.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados