
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM) implementa ações para o fortalecimento da entidade e da luta em defesa da categoria.
Uma dessas ações é a definição da contribuição de sustentabilidade da luta sindical, aprovada após a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho da FTL/TLSA, no percentual de 3%.
O valor arrecadado será destinado à manutenção da estrutura funcional, à cobertura de despesas com viagens ao longo da ferrovia, ao custeio do acompanhamento jurídico em causas coletivas e individuais, além de garantir total apoio nas negociações com a empresa.
O desconto foi aprovado em assembleia, com respaldo no Artigo 513 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O STEFEM esclareceu que não haverá aumento na contribuição para os sindicalizados, e que a taxa negocial já está incluída na mensalidade dos associados, sem acréscimos.
Este é um momento decisivo para a consciência de cada trabalhador e trabalhadora, em que a união da categoria fortalece a luta coletiva. A participação dos trabalhadores garante a sustentação do Sindicato na defesa dos direitos da classe e o fortalece nas negociações.
O diretor de Política Sindical e Comunicação do STEFEM, Ribamar Fonseca, ressaltou que o fortalecimento do Sindicato é fundamental para garantir os direitos e interesses dos trabalhadores.
“Nós, trabalhadores, temos que nos unir em torno de objetivos comuns para fortalecer a comunicação e a participação da categoria em prol da luta de classes, defender os direitos trabalhistas e promover melhorias nas condições de trabalho”, enfatizou Fonseca.
Segundo o dirigente sindical, as entidades de classe devem estar sempre unidas para uma melhor organização e para ampliar a voz e a influência dos sindicatos e da classe trabalhadora.
“Acredito que, juntos, podemos alcançar grandes conquistas e melhorar a vida dos trabalhadores. Vamos atuar coletivamente para fortalecer os sindicatos e as entidades de classe, além de lutar por um futuro melhor para a classe trabalhadora”, assinalou Ribamar Fonseca.
Com o fortalecimento do Sindicato e a união dos trabalhadores, o STEFEM investe na manutenção de todos os direitos da categoria, no reajuste de salários e na atualização das cláusulas econômicas.