Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
22/07/2020
Surgido de um projeto de Trabalho de Conclusão do Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial, o site Negrê, lançado no dia 18 de julho, é uma mídia independente composta por jornalistas negros da região do Nordeste. Em entrevista à Agência Tambor, nesta quarta-feira (22), a jornalista Larissa Carvalho, fundadora e editora, conversou sobre o processo de criação do portal.
A jornalista contou que a ideia, inicialmente, era ter uma mídia cearense, já que o TCC foi desenvolvido no estado. No entanto, no decorrer do processo de criação houve a necessidade de expansão para uma mídia negra nordestina. “Vimos a necessidade de uma mídia negra nordestina, porque a gente queria representatividade”, explicou.
Larissa Carvalho pontuou que o site Negrê busca levar diversos olhares acerca da questão racial. Inclusive, segundo ela, a data de lançamento foi escolhida por ser aniversário de Nelson Mandela.
Um de seus objetivos também é amplificar as vozes das pessoas negras do Nordeste e proporcionar mais visibilidade.
“Queríamos pensar numa mídia completa e ampla que pudesse trazer benefícios para os negros. Estamos caminhando e estudando para que esse projeto siga da melhor forma possível”, destacou a jornalista.
Além de ser um portal de notícias referência do Nordeste, o projeto também tem a finalidade de possibilitar uma fonte de renda aos jornalistas negros.
“Apoiem a mídia negra no Brasil e apoiem a mídia negra do Nordeste”, incentivou Larissa Carvalho.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.