Além de travar uma vitoriosa luta em favor do concurso público, o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (SINDSALEM) conseguiu mais uma importante conquista, um aumento de 11% para os servidores da Casa.
A decisão aconteceu durante assembleia geral da categoria, realizada na terça-feira, dia 2 de maio, que contou com a presença de servidores e da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALEMA).
Além dos 11%, após muito diálogo, a categoria também conseguiu a implantação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) e a indicação de um servidor de carreira para o Conselho Superior da Previdência Estadual.
No acordo, o período de adesão do PAI iniciará neste mês de maio, com a indenização de oito vezes o valor dos proventos; com oito parcelas do tíquete; além da garantia do plano de saúde, até oito meses após a aposentadoria dos servidores.
Segundo a presidente da ALEMA, a deputada estadual Iracema Vale, outras reivindicações do SINDSALEM também devem ser atendidas. Entre elas, o reajuste do tíquete-alimentação, o reenquadramento dos motoristas para os cargos de nível médio e a maior cobertura do plano de saúde.
Já em relação à reforma do Plano de Cargos da categoria (PCCV), uma Comissão Paritária foi formada para apresentar uma proposta à Mesa Diretora em 90 dias.
O objetivo do Sindicato é buscar um reajuste de 21,7%, a atualização dos adicionais de qualificação, entre outros pontos.
Leia também: Câmara Municipal de São Luís não preenche vagas oferecidas em concurso
No fim da reunião, a vice-presidente do SINDSALEM, Nathalya Lucena, agradeceu a presença dos servidores na assembleia geral e parabenizou a deputada estadual Iracema Vale pelo cumprimento de sua palavra, valorizando os servidores do legislativo estadual.
“Esperamos agora que a Casa avance ainda mais nas negociações e que a presidente Iracema marque a sua gestão com a atualização do PCCV, luta histórica de nossa categoria. Além da contratação de mais concursados, ainda mais com a possível aposentadoria de vários colegas por meio do PAI. Parabéns a todos e a todas. A luta continua”, disse a vice-presidente do SINDSALEM.