Skip to main content

Editorial – Enquanto extremistas berram, Lula trabalha pelas famílias

É mais do mesmo! É ódio, oportunismo e violência! É a extrema direita berrando no parlamento.

Quer aparecer? Pendura uma melancia no pescoço! A expressão é conhecida e se refere a pessoas que querem ganhar notoriedade a todo custo.

Essa tem sido a recente tarefa de alguns pouquíssimos agentes da extrema direita no Maranhão, com iniciativas espalhafatosas, provocativas, violentas.

Mesmo parecendo ridículos para a imensa maioria, eles ainda tentam mobilizar ódios e preconceitos, buscando agitar o conservadorismo que tem saudade do século XIX.

A questão da extrema direita passa também pelo aspecto eleitoral. É a busca de votos. Em tudo que é feito tem uma dose considerável de oportunismo.

E através do que para muitos soa como absurdo, boçal, bizarro, tentam cativar os antigos eleitores de Jair Bolsonaro.

Lula no Maranhão

Em 2022 o candidato a Presidência da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), obteve 71,14% dos votos válidos no Maranhão no segundo turno.

O desempenho de Lula no estado foi o terceiro melhor de todo o país, atrás apenas dos estados do Piauí com 76,84% e da Bahia com 72%.

Lula é muito forte no Maranhão! As políticas públicas dos governos dele e de Dilma Rousseff tiveram e seguem tendo um enorme alcance social em uma região, historicamente abandonada pelo Estado.

O Maranhão tem hoje 721 médicos em atividade por esse programa

Só o programa Mais Médicos impacta diretamente quase 2,5 milhões de maranhenses.

O Maranhão tem hoje 721 médicos em atividade por esse programa, que leva o serviço de saúde pública para locais onde nunca antes havia chegado.

Impactos positivos

O Mais Médicos no entanto é apenas um exemplo. Existe todo um conjunto de políticas públicas do governo Lula, que geram impactos positivos no povo maranhense.

É habitação com o Minha Casa Minha Vida, são milhares de famílias pobres tendo seus filhos em universidades, são novos IFMAs, é o acesso à energia elétrica, é toda uma rede de amparo social que vai desde a consolidada Bolsa Família até o recente Pé de Meia. Aproximadamente 160 mil estudantes já estão sendo beneficiados pelo Pé de Meia no Maranhão.

Aproximadamente 160 mil estudantes já estão sendo hoje beneficiados pelo Pé de Meia.

No Maranhão tem agora até festival de cinema, em pequena cidade, bancado com verba federal. São mulheres recebendo absorventes gratuito pelo SUS. Tem crédito para família de trabalhadores rurais.

O alcance social é grande. E as diferentes famílias do Maranhão sentem a presença do governo Lula dentro de suas casas, no seu dia a dia.

Leia também: A barbárie de São Bernardo! Vídeos mostram casas de trabalhadores rurais sendo destruídas

Extremistas aos berros!

É neste ambiente que a extrema direita, após perder a eleição de 2022, tenta ocupar espaço político no Maranhão.

Não é tarefa fácil. Essa mesma extrema direita só conta com o farisaísmo (alguns mercadores da fé) e antiga estrutura oligárquica maranhense, que deseja os tempos das Casas Grandes e das Senzalas.

Depois de botar sua sofrida militância em 2022 para pegar sol e chuva pedindo golpe de Estado, agora eles buscam no atraso dos parlamentos criar fatos que possam resultar em palanque.

Essa tática vem sendo utilizada em outras regiões do Brasil, via Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.

No Maranhão chamam a atenção os ataques brutais a religiões de matriz africana e mais recentemente as mulheres. É racismo e machismo na veia! E sempre usando “o nome de Deus em vão…”

Tentaram na Assembleia Legislativa do Maranhão até um esdrúxulo título cidadã maranhense para Michelle Bolsonaro. Mas a opinião pública não permitiu…

E a bem da verdade, por mais que a mídia de mercado siga utilizando esses personagens da extrema direita como parte do seu espetáculo; por mais que tenha repercussão nas redes sociais; o tema central que envolve o grupo de Bolsonaro passa mesmo é pela Policia Federal e pelo STF.

No mais é o governo Lula trabalhando, um ou outro extremista berrando, com a caravana passando.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados