Skip to main content

A barbárie de São Bernardo! Vídeos mostram casas de trabalhadores rurais sendo destruídas

Foto: Reprodução

A comunidade de Mata Velha, do município maranhense de São Bernardo, ganhou visibilidade recente, a partir de um vídeo feito por uma criança e divulgada por sua família. Esse vídeo falou de ameaças e violências que eles estariam sofrendo.

Uma nova denúncia foi feita no 14 de abril de 2024, pela mesma comunidade de Mata Velha. Moradores circularam vídeos que mostram casas sendo destruídas, por conta de conflito pela posse de terra.

“Não podemos ir para as nossas roças em paz. Sempre tem que ficar um para vigiar nossas casas”, diz um morador de Mata Velha. Segundo eles, há boletins de ocorrência registrados na Delegacia de São Bernardo. E a comunidade aguarda providências do poder público.

“Estamos reerguendo uma casa que destruída e não sabemos até quando ela vai ficar de pé. As ameaças não param”, disse um outro morador.

Leia também: Em São Bernardo! Criança faz vídeos denunciando violência do agronegócio

A Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade acompanha o caso, de uma comunidade que luta por sua terra há mais de duas décadas, período em que a área está em litígio.

Mata Velha sobrevive da plantação de feijão, milho, melão, abóbora e pepino, dentre outros produtos da agricultura familiar cultivados sem agrotóxicos, sem veneno.

casas destruídas por conta de conflito pela posse de terra

Os moradores da comunidade fazem parte da Associação dos Lavradores da Gleba Mata Velha Data Gengibre de Coqueiro e São Benedito, que engloba cerca de 73 famílias que tiram o seu sustento na área.

Segundo os trabalhadores rurais, eles estão sendo vigiados e monitorados todos os dias, além das ameaças constantes de atear fogo nas plantações e residências e seguidas ameaças de morte.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados