Skip to main content

Campanha visa enfrentar o trabalho escravo doméstico no Maranhão

Foto: Divulgação

O lançamento da campanha “Na luta por Dignidade”, aconteceu no dia 17 de outubro, no Centro de Referência da Mulher Negra, em São Luís.

A campanha tem como objetivo o enfrentamento ao trabalho escravo doméstico no Maranhão.

O projeto é fruto da parceria entre o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão (Sindoméstico-MA) e o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo e Comunicação (Getecom) da UFMA.

Como parte do estudo foram desenvolvidos podcasts, spots para rádio e peças gráficas, através dos relatos de vida das trabalhadoras. O material será divulgado posteriormente nas redes sociais @sindomesticoma e @getecom_ufma.

Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de segunda-feira (16/10) entrevistou Valdelice de Jesus Almeida, presidenta do Sindoméstico-MA e a professora do Departamento de Comunicação Social, pesquisadora da UFMA e coordenadora do Getecom, Flávia Moura.

Leia também: Empregadas domésticas submetidas a racismo e outras formas de violência

(Veja, ao final deste texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Valdelice de Jesus Almeida e Flávia Moura)

Valdelice disse que a campanha é importante para a luta no combate ao trabalho escravo doméstico. Ela falou que até hoje, além de enfrentar o preconceito pela profissão, muitas trabalhadoras domésticas são submetidas a condições insalubres de trabalho.

A presidenta do Sindoméstico-MA afirmou que “a pesquisa dialoga com o processo de luta de combate a esse problema”.

A sindicalista reforçou também que “no estado muitas trabalhadoras já foram resgatadas e nunca tiveram suas carteiras de trabalho assinadas”.

Já a professora Flávia explicou que a campanha busca “entender a realidade das mulheres no contexto do trabalho escravo no Maranhão”.

A pesquisadora lembrou também que o estudo é uma forma de fortalecer os direitos conquistados pela categoria e que se estenderá para mais etapas futuramente.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Valdelice de Jesus Almeida e Flávia Moura)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados