Skip to main content

Bancários do Maranhão têm projeto de combate a violência no trabalho

Imagem/reprodução

O Sindicato dos Bancários do Maranhão vai ampliar, neste ano de 2023, as ações do projeto “Escuta Clínica do Trabalhador Bancário” desenvolvido em parceria com a Doutoranda em Psicologia Social, Solange Almeida.

Agora, vai passar a ser chamado de “Projeto de Enfrentamento da Violência no Trabalho”, com novas perspectivas para as bancários e bancários do Maranhão.

A Secretária de Saúde e Segurança do Trabalho do SEEB-MA, Lívia Morais, lembrou que o projeto nasceu no no final de 2019 com rodas de conversas, onde foi identificado um alto índice de adoecimento da categoria dos bancários, causada pelos bancos que visam lucro acima de qualquer coisa.

“Realizamos pesquisas qualitativas e quantitativa para verificar o que estava acontecendo”, ressaltou a secretária.

A segunda etapa do projeto – explica Lívia Morais – propiciou atendimento e acompanhamento psicológico a mais de 50 bancários mensalmente. “Agora, partimos para a conscientização para a importância essencial da qualidade de vida para os bancários e para responsabilizar judicialmente as instituições financeiras responsáveis por esse processo de adoecimento da categoria”.

Segundo a Dra. Solange Silva, o foco, agora, é demonstrar, por meio de uma pesquisa mais aprofundada, a relação entre o trabalho bancário, a violência nele presente e o adoecimento da categoria.

Para a expansão do projeto, o SEEB-MA ampliou os investimentos e expandiu a equipe técnica que atende aos bancários.

Os principais objetivos do novo programa são a atualização e identificação dos riscos do trabalho bancário para a saúde, por meio de uma ampla pesquisa, a ampliação da escuta clínica para as trabalhadoras e trabalhadores que estão em situação de sofrimento/adoecimento e a promoção de uma constante sensibilização em termos do que é a violência no trabalho, como identificá-la e enfrentá-la.

A direção do  SEEB-MA vai também ampliar a divulgação, ainda mais, do projeto para ampliar a pesquisa e alcançar pelo menos 20% da categoria no Estado do Maranhão.

A meta é ter dados mais qualificados para entender melhor o adoecimento que assola os bancários do Maranhão e do país, ajudando-os a superar, enfrentar e acabar com a violência no trabalho.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados