Skip to main content

Aleitamento materno! Mães precisam de seis meses de licença

Imagem/divulgação

Agosto é o mês da conscientização sobre a importância e o incentivo ao aleitamento materno. É o chamado Agosto Dourado, onde campanhas falam da importância da fase da amamentação, quando é muito importante que a mãe construa vínculo com seu bebê. E as condições de trabalho de uma mulher interferem na possibilidade do aleitamento materno.

O Jornal Tambor do último dia 17 de agosto entrevistou a médica pediatra, professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, Marizélia Ribeiro. Ela defende a adoção de uma licença maternidade integral de seis meses.

(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, incluindo a entrevista com Marizélia Ribeiro)

Marizélia falou sobre os benefícios do aleitamento e a importância dessa fase para o bebê. Ele promove uma alimentação saudável, que auxilia no desenvolvimento da criança, protegendo de doenças crônicas.

“O aleitamento diminui a mortalidade, prevenindo o câncer de mama e ovário na mulher. A forma de como a criança é amamentada vai ser importante para seu crescimento, além de ser uma troca de emoções”, esclareceu a Médica.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno, até os seis meses de vida.

Entretanto, como seguir essa recomendação em um país onde a maior parte das empresas, a licença-maternidade é de apenas quatro meses?

A pediatra disse que as mães pobres são as que tem mais dificuldades em encontrar apoio durante a amamentação. “Elas encontram mais dificuldade. A maioria volta muito cedo para o trabalho, para garantir o sustento da família”, destacou Marizélia.

A professora da UFMA defendeu a criação de políticas públicas e assistência de qualidade em unidades de saúde, que incentive o aleitamento materno e consequentemente melhorando a taxa de amamentação.

(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Marizélia Ribeiro).👇🏿👇👇🏽

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados