Skip to main content

Açailândia! Trabalhadores rurais falam da violência em questão com a Suzano

Foto: Policiais militares, trabalhadores rurais e seguranças da Suzano durante o incidente, no dia 06 de junho de 2023.

Trabalhadores e trabalhadoras rurais do assentamento Sudelândia 50 Bis, na zona rural de Açailândia, estão denunciando violência praticada por policiais militares e seguranças contratados pela empresa Suzano Papel e Celulose. O fato ocorreu no dia 06 de junho.

Para falar sobre essa questão, o Jornal Tambor de segunda-feira (12/06) entrevistou Francimar Ribeiro, Hugo Daniel Maciel Zaidan, Cleidiane e Valdivino Pereira. Eles fazem parte da comunidade de Sudelândia, onde existe o conflito e a luta pela posse da terra.

(Veja, ao final deste texto, a entrevista de Francimar Ribeiro, Hugo Daniel Maciel Zaidan, Cleidiane e Valdivino Pereira )

Durante o incidente, segundo os trabalhadores, a PM e os seguranças da empresa fizeram vários disparos com balas de borracha e armas de fogo. Quatro pessoas estão gravemente feridas, uma delas foi atingida na cabeça.

Segundo os trabalhadores, a violência iniciou após uma tentativa de negociação com a empresa Suzano sobre o direito de colher o plantio deixado na fazenda São Bento. As lideranças da comunidade protocolaram um documento na empresa pedindo o acesso às roças. No entanto, não obteve respostas.

Leia Também: Qual o sentido de ser humano, Suzano?

De acordo com Hugo, não existem providências da Justiça do Maranhão a favor dos trabalhadores. Ele ressaltou que essa disputa entre a empresa Suzano e os trabalhadores sem terra, precisa ser solucionada. Além disso, eles querem que a empresa seja punida.

Cleidiane teve uma filha atingida com uma bala de borracha. “O estado da minha filha se agravou, porque a ferida infeccionou. A gente quer que as autoridades façam alguma coisa, nós vamos continuar lutando”, afirmou a trabalhadora rural.

Francimar e Valdivino lembraram que a sensação era “de guerra” no momento em que os policiais e os seguranças da Suzano começaram os disparos. Os dois reforçaram o pedido para que sejam tomadas as devidas providências.

A Agencia Tambor enviou questionamentos para a empresa Suzano por e-mail, seguimos aguardando o retorno da empresa.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Francimar Ribeiro, Hugo Daniel Maciel Zaidan, Cleidiane e Valdivino Pereira)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados