Skip to main content

Escuta Ciência! Ação de comunicação em apoio a greve da UFMA

Foto: Divulgação

Escuta Ciência é um programa de áudio, resultante da Oficina de Divulgação Científica realizada durante a greve dos docentes e técnicos administrativos da UFMA.

A oficina, ministrada pelos professores Ed Wilson Araújo e Carlos Agostinho Couto, com o apoio da Apruma Seção Sindical, tem o objetivo de transformar trabalhos científicos em podcast e programas de rádio, no formato de entrevista.

Durante as aulas teóricas, os participantes estudam trabalhos científicos (dissertação de mestrado) e compreendem os principais conceitos das pesquisas: a teoria, a metodologia e os resultados alcançados.

Depois dessa etapa, desenvolvem roteiros de entrevista e convidam os pesquisadores para o trabalho prático de gravação e edição, no Laboratório de Rádio.

O programa “Escuta Ciência” ficará ancorado no site da Apruma Seção Sindical e o arquivo de áudio pode ser baixado e veiculado nas emissoras de rádio, inclusive as comunitárias.

Leia também: APRUMA realiza assembleia para discutir propostas do Comando Nacional de Greve

O primeiro episódio, gravado nesta quinta-feira (9), abordou a poluição da areia e da água intersticial na praia do Olho d’Água, em São Luís, fruto da dissertação de mestrado de Osmar Vasconcelos, sob orientação do professor doutor Jorge Nunes, do Departamento de Oceanografia.

A edição e a finalização do programa são do mestrando em Comunicação e técnico do Laboratório de Rádio Jorge Sousa.

Os objetivos da Oficina de Divulgação Científica são: compreender as diferenças e aproximações entre o campo científico e o campo da comunicação; visualizar a comunicação como forma de mediação da produção científica; e traduzir os trabalhos acadêmicos para linguagem acessível ao público geral, em programas de áudio.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados