O Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI) inaugurou na quarta-feira (14) a “Biblioteca Poeta Joãozinho Ribeiro”, especializada em gestão e estudos culturais, economia criativa e direitos autorais.
Localizada na Rua da Palma, nº 322, no Centro Histórico de São Luís, o nome da biblioteca é uma homenagem ao poeta, cantor e compositor Joãozinho Ribeiro, “figura carimbada” da cultura popular do Maranhão e nos “encantos e recantos” da boemia em São Luís.
“Estou muito honrado com a homenagem”, disse Joãozinho Ribeiro ao relatar que a biblioteca “a mais completa nesses assuntos, abre as portas para pesquisa com um acervo acumulado em 15 anos como professor das Faculdades São Luís e Estácio e como gestor na área pública da cultura nas três esferas, municipal, estadual e federal”.
O acervo inicial da biblioteca é fruto da doação do poeta Joãozinho Ribeiro, que também integra o Conselho Deliberativo do IESTI, sendo constituído por uma bibliografia especializada gestão, economia e estudos culturais, além de uma coleção de publicações dos Institutos Pólis, Itaú Cultural, MinC, dentre outros.
Leia Também: Denúncia de racismo! “Eu pensei até em alisar o meu cabelo”
Single
Na solenidade de inauguração da “Biblioteca Poeta Joãozinho Ribeiro”, o cantor e compositor Joãozinho também lançou o seu mais novo trabalho, o single “Tesouro do Maranhão”.
A música é resultado de uma parceria inédita de Joãozinho Ribeiro com os artistas Ronald Pinheiro, Neto Peperi, Luiz Cláudio, Aziz Júnior e Allysson Ribeiro.
A música foi gravada no estúdio Zabumba Records, com a direção musical do maestro Arlindo Pipiu e compartilhada com o auxílio luxuoso dos músicos Rui Mário (sanfona), Maninho Quadros (guitarra) e Jean Carlos (baixo). A direção técnica é de Daniel Nobre.