Foi realizada em São Luís, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, a 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF). O evento será na região da Lagoa, no bairro do Renascença.
O evento teve o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, destacando inovações tecnológicas e iniciativas oriundas do Maranhão. A promoção é do governo do Maranhão, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).
Para falar sobre esta iniciava inédita, o Jornal Tambor de terça-feira (05/11) entrevistou o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré.
Leia também: COP-28! Jornalista do MST fala da relação entre participação popular e justiça climática
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Bira do Pindaré)
Bira falou que a Feira busca enfatizar a qualidade da produção da agricultura familiar e também tratar de mercador, promover e fortalecer a comercialização dos produtos.
Ele falou que a agricultura familiar não pode ser vista apenas como atividade de subsistência, ela tem que “promover uma vida digna” para as pessoas que dela vivem.
A programação contou com a comercialização de produtos do campo e artesanatos, exposições, palestras, oficinas e atrações culturais.
No primeiro dia do evento, houve shows a partir das 18h, com artistas locais, além do cantor e compositor Chico César. A entrada para curtir os shows é mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
Durante o evento, aconteceu o 1º Concurso da Melhor Farinha d’Água do Maranhão, competição inédita que visa incentivar a preservação das técnicas tradicionais de fabricação artesanal do produto e valorizar a tradição e a cultura gastronômica local.
Bira disse que “a feira tem uma força social, cultural e econômica. E será um espaço para estimular a participação da agricultura familiar no espaço de comercialização, ao mesmo tempo que respeita a cultura e a diversidade local”.
Segundo o secretário, a iniciativa promove momentos de conhecimento com a realização de cursos que tratam de políticas voltadas para a agricultura familiar.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Bira do Pindaré)