Skip to main content

Encontro de Brechós: uma oportunidade de trocas de experiência e sustentabilidade em São Luís

Foto: Maria Clara Basileu

Por Paula Lobato, Maria Clara Basileu

Evento sustentável e Feira Criativa, o Encontro de Brechós atua desde 2017, promovendo ações que começam desde o incentivo a moda sustentável, apoio a artistas locais, como cantores e DJ’s, e valorização de microempreendedores. Em entrevista, Isabela Leite, 29, diretora e roteirista do “Trançatlânticas” e uma das organizadoras do encontro, explica como surgiu o evento:

O encontro de brechós é um encontro independente, criado por um grupo de amigas com o objetivo de fortalecer os pequenos empreendimentos de brechós, que foi se ampliando passando por outras direções, esclareceu Isabela.

O evento promove oficinas de como gerir seus negócios, divulgação de produtos nas redes sociais, oficina de Libras para o atendimento ao público entre outras.

Leia também: Feira da Agricultura Familiar junta força social, cultural e econômica

Isabela contou sobre as dificuldades: “O fato do encontro de Brechós ser um movimento totalmente independente, se torna nosso maior desafio. O movimento acontece pelo fortalecimento da rede, os próprios expositores contribuem, ocorre projetos como rifas solidária, oficiais.”

A coordenadora do Evento também descreveu os objetivos da feira: “O nosso objetivo é conseguir patrocínios de diversas naturezas para ampliar e fortalecer o evento. O encontro fortalece a economia criativa, propondo o acesso à educação através das oficinas de forma gratuita ou preços acessíveis ou um item para doação que é repassado para instituições, movimentando o trabalho social. O objetivo maior é movimentar a economia criativa, principalmente entre os pequenos empreendedores”, avaliou.

Em um cenário cada vez mais digitalizado do comércio, há algo especial sobre o encontro de brechós que Vitória Gonçalves, 22, proprietária da Afrodite, experimentou. “O encontro me proporcionou MUITA coisa”, ela enfatiza, expressando a magnitude das experiências que superaram a mera exposição de seu trabalho.

Para Vitória, o encontro não se limita a um espaço físico para sua loja virtual, é um local para experiências impossíveis no ambiente virtual. “É um espaço onde consigo ver o crescimento e a evolução do meu negócio”, compartilha, ressaltando a visibilidade conquistada. “Já sou reconhecida pelo nome da minha loja”, complementa Vitória.

Mas vai além da visibilidade, as relações interpessoais também se destacam. “Pessoas que eu nunca vi já chegam em uma naturalidade surreal”, Vitória relata, indicando como esse evento ultrapassa o comercial para se tornar um ponto de conexão entre as pessoas.

Foto: Maria Clara Basileu

“O encontro de brechós faz vários sonhos se tornarem reais”, comemora Gonçalves. Não é apenas sobre abrir uma loja, mas sobre transformar um pequeno empreendimento em algo maior. É uma oportunidade para mães sem rede de apoio, para pequenas empreendedoras que buscam expandir, para quebrar barreiras de preconceito e tabus.

“É uma segunda casa, é uma empresa e, no meu caso, é até uma rede de apoio”, descreve, destacando como esse ambiente não conhece indiferença, preconceito ou racismo. É onde os pequenos se tornam grandes, as ideias se expandem e os sonhos se transformam em realidade.

O encontro de brechós é muito mais do que um evento comercial; é um reflexo cultural que transcende a mera compra e venda de roupas usadas. É um ponto de convergência onde diferentes estilos, histórias e identidades se entrelaçam.

Esses espaços também contam histórias: cada peça tem seu próprio passado, uma jornada que se mescla à cultura e à moda. Além disso, o encontro de brechós frequentemente abraça a sustentabilidade, promovendo uma cultura de reaproveitamento e consumo consciente, tornando-se um polo cultural que valoriza não apenas a moda, mas também a arte, a cultura local e o impacto ambiental.

Conversamos com alguns dos empreendedores presentes sobre o que não poderia faltar no evento.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados