Após quase um ano de muita luta, idas e vindas, protestos e manifestações, finalmente os servidores da Câmara de Vereadores de São Luís conquistaram o seu Plano de Cargos, Carreiras, Salários e Vencimentos.
“Hoje, tivemos uma grande conquista. O nosso Plano de Cargos foi aprovado. A partir de janeiro de 2024 já estará valendo. Isso é fruto da nossa luta”, comemorou o presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara de Vereadores de São Luís”, Mauro Brandão Júnior.
Leia também: Doenças e mortes em São Luís? Quem fiscaliza VALE, ALUMAR e ENEVA?
Para a conselheira fiscal do SINDISCAM-SLZ, Josiane Mendes, o plano, aprovado na Câmara de Vereadores de São Luís na terça-feira (05/12), representa um avanço.
“O antigo documento tinha alguns erros, como a progressão. Agora, está tudo dentro dos conformes. Tem algumas coisas para melhorar em próximas lutas. Mas, só termos um documento que contenha nossos direitos e deveres é uma grande vitória”, festejou Josiane.
A conquista do Plano de Cargos é reflexo da criação em 21 de janeiro deste ano de 2023 do SINDISCAM-SLZ – o Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de São Luís.
A entidade, criada por servidores concursados, nasceu com a finalidade defender os direitos dos trabalhadores, promover melhores condições de trabalho, para prestar um melhor serviço à sociedade.
Entre tantos pleitos, o SINDSCAM reivindicou um Plano de Cargos, com estudos de impactos financeiros e com comprovação de margem financeira de acordo com os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LFR).
O estudo feito pelo SINDSCAM também apontou o impacto financeiro com o pagamento de quase 100 servidores efetivos concursados, o que representa apenas 6,6% do funcionalismo e um impacto financeiro de 14%.
A partir daí o Sindicato iniciou uma série de diálogos com a direção da Casa, que culminou com a aprovação do Plano de Cargos da categoria.