Skip to main content

Crime! Indústrias estão liquidando mais um rio na ilha de São Luís

Foto: Divulgação

Os graves problemas da cidade de São Luís do Maranhão são agravados pela poluição das grandes indústrias pesadas, que se instalam sem nenhum compromisso social e ambiental.

A população que vive em torno dessas áreas afetadas por esses empreendimentos são as que mais sofrem as consequências, como é o caso da comunidade do Residencial Natureza, localizada no bairro do Maracanã, na Zona Rural de São Luís.

Há cinco anos a comunidade vem denunciando na mídia e nos órgãos públicos a poluição do Rio da Ribeira. Até hoje os moradores aguardam respostas. Enquanto isso, o rio continua recebendo dejetos das indústrias instaladas na região.

Foto: Kadu Vassoler.

Leia também: Poluição altíssima! São Luís pulverizada por Dióxido de Enxofre

A comunidade em parceria com a Rede Emaranhadas está promovendo a campanha Salve o Rio da Ribeira.

O objetivo da iniciativa é mobilizar e sensibilizar a população de São Luís e dos outros municípios que compõem a ilha para salvar o rio.

Para falar sobre essa questão, o Jornal Tambor de quarta-feira (01/11) entrevistou Hariadna Cristina Santos de Lira e Karol Ramos.

Hariadna é presidenta da Associação de Moradores do Residencial Natureza. Karol é advogada popular e coordenadora da Rede Emaranhadas.

(Veja, ao final deste texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Hariadna Cristina Santos de Lira e Karol Ramos)

De acordo com Karol, a iniciativa vai desenvolver várias ações de conscientização da importância da preservação do Rio Ribeira.

A coordenadora ressaltou que as denúncias foram formalizadas no Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

A presidenta e moradora falou que o rio tem uma importante função social e ambiental. Ela ressaltou que cerca de 300 famílias tiram seu sustento da Ribeira. Hariadna acrescentou que a comunidade espera que o poder público solucione esses problemas.

Participe compartilhando em suas redes sociais o material da campanha disponível no @e.maranhadas com a tag #salveoriodaribeira.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Hariadna Cristina Santos de Lira e Karol Ramos)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados