O festival de cinema Maranhão na Tela, acontece entre os dias 04 e 09 de setembro, com programações no Kinoplex do Golden Shopping e no Cine Teatro da Cidade (Roxy), em São Luís.
Nesta edição, o festival completa 15 anos de existência. Durante seis dias serão exibidos filmes maranhenses, homenagens, pré-estreias nacionais, animações estudantis do mundo todo, debates no Cine-café.
Leia Também: Pureza Loyola segue reconhecida por sua luta contra o trabalho escravo
Para falar sobre o Maranhão na Tela e as produções do cinema local, o Jornal Tambor de sexta-feira (01/09) entrevistou Lucas Silva. Ele dirigiu o curta-metragem “Batalhas da Ilha”, que foi selecionado para o festival.
Lucas também foi assistente de direção do curta “Casa de Bonecas”, premiado este ano no Festival de Gramado.
(Veja, ao final deste texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Lucas Silva)
O fazedor cultural disse que as produções que participou também estarão no festival. São elas: o documentário “Trançatlânticas”, dirigido por Isabele Leite e o longa-metragem “Tire 5 Cartas”, com direção de Diego Freitas.
Para Lucas, o Maranhão na Tela é uma oportunidade para dar “visibilidade” às produções locais. Ele enfatizou que é importante que aconteçam mais festivais na Ilha e em outras regiões do estado para fomentar a cinematografia maranhense.
Lucas afirmou que “é importante a gente poder se ver na tela”. E que também “é um momento de compartilhar nossos trabalhos com outros profissionais”.
A programação completinha do Maranhão na Tela está disponível no site do evento.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Lucas Silva)