O 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT) ocorrerá entre 19 e 22 de outubro, em São Paulo. Com o lema – “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, o evento marca os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores.
Antes desse evento, serão realizados os Congressos das CUTs estaduais. O evento da Central no Maranhão, o congresso estadual, começou em São Luís na sexta (28) e encerra neste domingo, 30 de julho.
Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de segunda-feira (22/07) entrevistou Raimundo Cabinho e Aparecido Donizete.
Donizete é secretário geral da CUT e coordenador do 14º CONCUT. E Raimundo Cabinho é secretário geral da CUT Maranhão e coordenador adjunto do décimo quarto Congresso Estadual da CUT Maranhão.
(Veja, ao final deste texto, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Raimundo Cabinho e Aparecido Donizete)
De acordo com as falas dos sindicalistas, a realização desse processo de Congresso Nacional, incluindo os eventos estaduais, é importante para o fortalecimento da luta e da própria democracia.
No início da entrevista, Donizete resgatou as conquistas histórias do movimento sindical, lembrando “a jornada de trabalho, a luta por democracia, a ampliação do espaço político das mulheres”, entre outras.
Em relação ao papel do movimento sindical na atual conjuntura política brasileira, após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, Raimundo e Aparecido citaram o enfrentamento a extrema direita, a organização da classe trabalhadora e a comunicação.
Leia Também: Anuário de Segurança Pública expõe violência contra meninas e mulheres
Os sindicalistas falaram ainda sobre a uberização do trabalho. Sobre os direitos de quem trabalha em serviços de aplicativos, que continuam sem uma devida regulamentação, com vários prejuízos trabalhistas e de saúde.
No processo do Congresso Nacional da CUT haverão debates específicos sobre
a organização e regularização das trabalhadoras e dos trabalhadores de aplicativos.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Raimundo Cabinho e Aparecido Donizete)