Skip to main content

Ary Borges! Maranhense arrebenta na estreia da Copa do Mundo de futebol

Ary Borges fez hat-trick contra o Panamá na Copa do Mundo | Foto: Thaís Magalhães/CBF

A seleção brasileira iniciou a Copa do Mundo Feminina com goleada, em cima do Panamá, nesta segunda-feira, dia 24 de julho. Com a maior cobertura até o momento, a competição está sendo realizada na Austrália e na Nova Zelândia.

O destaque da partida foi a meia-campista maranhense, Ary Borges, que marcou três gols (hat-trick) e ainda deu uma assistência para o gol da atacante Bia Zaneratto.

A meia poderia, inclusive, ter marcado quatro gols na partida. Mas foi generosa com a Zaneratto, dando o passe para que a atacante fizesse o gol.

Ary Borges, que fez sua melhor partida com a amarelinha, é natural de São Luís e foi criada pelos avós. Se tornou a primeira estreante da seleção brasileira feminina a marcar o primeiro gol do Brasil em uma Copa do Mundo.

Leia também: Caminho das Pretas no Coroadinho

Ela bailou em campo e chamou o time para a vitória. Apesar do Panamá não ser uma seleção tão competitiva, foi a partir de sua atuação que o Brasil encantou.

No seu primeiro gol em uma Copa do Mundo, a maranhense ficou visivelmente emocionada. Chorou ajoelhada no gramado. Sem nem imaginar que o melhor ainda estava por vir.

Além da emoção, Ary fez uma dancinha junto a outra meia-campista Kerolin. Elas homenagearam a rainha Marta, que pode estar em sua última edição da competição.

“Nem nos meus melhores sonhos. Foi um dia muito especial, um misto de emoções. Fiquei feliz, ansiosa, chorei, enfim, fiquei pensando o que poderia fazer na partida. Nunca imaginei que seria da forma que foi”, disse a jogadora após o jogo.

Ary, quase no fim da partida, foi substituída justamente pela maior jogadora de futebol do mundo. E a maior artilheira das Copas do Mundo, tanto feminina quanto masculina, Marta.

Ary Borges emocionada após seu primeiro gol na Copa do Mundo | Foto: BRENTON EDWARDS / AFP

Durante a partida, Ary Borges brilhou e fez o time todo brilhar. E a seleção brasileira demonstrou ao que veio na Copa do Mundo. As jogadoras fizeram ótimas trocas de passes e mostraram que estão com um time totalmente entrosado.

O Panamá poderia ter levado mais gols facilmente, a não ser por detalhes que não fizeram algumas das bolas das brasileiras entrarem.

As jogadoras panamenses até tentaram esboçar algum tipo de reação, no entanto, a goleira Letícia conseguiu sair da partida sem precisar fazer nenhuma defesa importante. E como dizem “assistiu o jogo do próprio campo”.

Números de Ary Borges

Além de ter sido excepcional em campo, Ary Borges entrou para o seleto grupo de jogadoras brasileiras que fizeram hat-trick na Copa do Mundo: Sissi (1999), Pretinha (1999) e Cristiane (2019). Sendo a mais nova delas, com apenas 23 anos.

Com a amarelinha, a meia já tinha marcado cinco gols. E com sua estreia fenomenal, a maranhense está agora com oitos gols com a camisa da seleção.

Duas maranhenses na Copa

A meia-campista Ary Borges não é a única maranhense que a técnica Pia Sundhage convocou para a Copa do Mundo de 2023.

Visando a renovação da seleção brasileira, a sueca confirmou na lista das 23 jogadoras, a goleira Camila Rodrigues, de 22 anos. Ela já havia sido convocada para amistosos anteriormente.

Atualmente defendendo o clube do Santos, a maranhense é natural de São Luís e foi revelada pelo Sampaio Corrêa, em 2017. Ganhou a titularidade na meta do time paulista em 2022, e vem se destacando desde então.

Camila Rodrigues | Foto: Reprodução/CBFTV

“É um momento único, esperado por toda atleta, que todas sonham em conquistar. Estou tentando aproveitar cada segundo e acho que não tem nada no mundo que possa pagar isso, você trabalhar e conseguir chegar no ápice que é onde todos querem estar. Estou muito feliz por estar aqui, é uma realização!”, disse ela para o canal da CBF TV, sobre sua convocação.

Próximo desafio das Canarinhas

Com o empate entre França e Jamaica, o Brasil ficou na primeira colocação do Grupo F, após a vitória contra o Panamá. Em sua próxima partida, a seleção brasileira enfrentará justamente a França, uma das favoritas da Copa, no dia 29 de julho.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados