Zé Reinaldo Martins
O novo livro do historiador e cientista político Flávio Reis, “Crise da democracia: dois ensaios”, está disponível para download gratuito no blog da Editora Passagens.
A publicação reúne dois ensaios de Flávio Reis sobre a crise atual da democracia no mundo, com a ascenção do populismo reacionário, em alguns países, e o posterior retorno ao poder de políticos mais afinados com o regime democrático.
É debatido o avanço da extrema-direita no mundo, que culminou com vitórias eleitorais desses segmentos políticos, em alguns países, no início deste século XXI, pautadas em um discurso contra imigrantes e desfavorável aos direitos conquistados pelas mulheres,
antidemocrático e antiglobalização, repleto de componentes racistas e voltado para o combate a diversidade cultural, de gênero e de crenças religiosas.
É feita, também, a análise das derrotas eleitorais subsequentes desses grupos da extrema-direita e as vitórias de políticos mais afinados com a democracia, como Joe Biden, em 2020, nos EUA, e Lula, dois anos depois, no Brasil.
Há indicadores de que os conflitos em torno de sistemas políticos, sob o impacto das novas formas de comunicação, ainda estão abertos, apesar das vitórias de setores que se opuseram a extrema-direita.
O livro representa uma revisita do autor a um dos temas clássicos da ciência política, que é a discussão sobre a democracia, num momento em que esse regime político está sob pressão em várias partes do mundo.
E a reflexão do autor é feita a partir de obras recentes publicadas no calor da crise.
É um trabalho na área da ciência política, pois a bibliografia é de ciência política.
E a pergunta que moveu o autor foi o que os cientistas políticos estavam dizendo sobre essa escalada que se colocou, na década passada, de emergência do populismo reacionário.
Pesquisa
O primeiro ensaio do livro é “Regressão democrática e teoria política” e o segundo, “O Brasil na encruzilhada: visões da crise política”.
O estudo é fruto de uma pesquisa
realizada no âmbito do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a participação da professora Arleth Borges.
O projeto é vinculado ao Grupo
de Estudos em Democracia, Estados e Territorialida (GAL), da UFMA.
Endereço para download
https://editorapassagens.blogspot.com/2023/06/crise-da-democracia.html
Artigo publicado originalmente no site Agenda Maranhão