O Portal Assobiar lançou neste mês de junho o seu primeiro podcast narrativo, chamado de PodAssobiar. O produto já tem três episódios do “Especial Anarriê: nos bastidores do tablado”.
Nessa primeira temporada, o podcast tratou dos bastidores das quadrilhas juninas estilizadas do Maranhão. Foram ouvidos brincantes de 50 grupos de quadrilhas do estado, que falaram sobre os desafios e experiências vivenciadas através da dança.
Serão disponibilizados mais dois episódios, com lançamento previsto para os dias 07 e 14 de julho. Os anteriores podem ser encontrados em plataformas digitais do Portal Assobiar.
Para falar sobre esse projeto, o Jornal Tambor de sexta-feira (30/06), entrevistou Daniela Souza e Idayane Ferreira. Daniela é jornalista e co-fundadora do Portal Assobiar. Idayane é jornalista, ilustradora, pesquisadora e co-fundadora do Portal Assobiar.
Leia também: Marcha das Margaridas! Fetaema faz campanha rumo à Brasília
(Veja, ao final deste texto, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Daniela Souza e Idayane Ferreira)
As fundadoras do Portal Assobiar disseram que a ideia de fazer o podcast surgiu desde a criação do site. No entanto, somente neste mês de junho houve o seu lançamento.
“A gente dividiu em cinco episódios, porque percebemos que cada um deveria tratar sobre um aspecto da quadrilha junina estilizada”, afirmou Daniela.
Idayane e Daniela falaram sobre a importância da visibilidade para as quadrilhas juninas estilizadas e tradicionais no mês de junho no Maranhão. Segundo elas, essa manifestação cultural merece o mesmo destaque que os grupos de bumba-meu-boi.
Ao final da entrevista, as jornalistas relataram que é preciso mais investimentos do poder público para grupos de quadrilhas estilizadas e tradicionais do estado. Grande parte desses grupos dependem de editais culturais e investimento de empresas privadas.
Portal Assobiar
Criado em 2020, o Portal Assobiar é website que divulga semanalmente notícias da região Tocantina, em especial dos municípios de Imperatriz, Açailândia e cidades vizinhas.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Daniela Souza e Idayane Ferreira)