O secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF), Bira do Pindaré, participou como painelistas da 8º edição do Brazil Forum UK, em Oxford, Reino Unido.
O evento está sendo realizado neste final de semana, entre os dias 17 e 18 de junho.
O Brazil Forum UK promove debates multidisciplinares sobre questões estruturantes da realidade brasileira.
Ele é tradicionalmente realizado nas Universidades de Oxford e na London School of Economics (LSE), reunindo estudantes brasileiros matriculados nas universidades britânicas e lideranças brasileiras. É um espaço para um amplo debate de temas que impactam o Brasil.
Leia também: Maranhão! Encontro reúne mais de 400 lideranças de comunidades rurais ameaçadas
O Maranhão
Bira participou do painel: “Tem gente com fome? Dá de comer! Caminhos para o combate à insegurança alimentar no país que alimenta boa parte do planeta”.
O objetivo desse painel é debater os caminhos para a superação da insegurança alimentar no Brasil.
Bira disse que “estamos tendo a oportunidade de discutir sobre o combate à fome e levamos a nossa contribuição com olhar bastante especial para a agricultura familiar, como o centro da nossa estratégia de enfrentamento e superação dessa realidade”
Ainda de acordo com Bira, o Fórum é um espaço importante para defender a agricultura familiar como geradora de emprego, renda e segurança alimentar das famílias.
“Não se combate a fome e não se constrói uma política de segurança alimentar sem o fortalecimento da agricultura familiar, que é responsável por 70% de todo o alimento que vai pra mesa dos brasileiros e brasileiras”, disse o Secretário de Agricultura Familiar do Maranhão.
Agricultura familiar
A edição de 2023 do Brasil Fórum UK tem como tema “Inovando caminhos, transformando futuros” e planeja pautar debates que abordam questões estratégicas da agenda nacional, como Combate à Fome, Mudanças Climáticas, Gênero, Política e Democracia, Educação, Economia, Cultura, Transformação Digital, Cidades e Segurança Pública.
Bira diz que a participação da SAF no Fórum é uma oportunidade de defender a agricultura familiar.
“A nossa presença no evento é exatamente para defender esse ponto de vista e ampliar os nossos horizontes, para que outras forças políticas nacionais e internacionais possam ajudar a desenvolver as políticas públicas focadas na agricultura familiar”, finalizou o Secretário maranhense.
Fonte: assessoria da SAF