Após muita mobilização e pressão do movimento de mulheres, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de São Luís foi recomposta.
Agora será possível dar prosseguimento às investigações de denúncias de assédio sexual e estupro que pesam contra o vereador Domingos Paz (Podemos).
Leia também: Caso Domingos Paz! Mulheres ocupam Câmara de Vereadores de São Luís
Na segunda-feira (01/04), com diversas mulheres representantes de variados grupos e entidades, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor, anunciou a nova composição da Comissão de Ética.
Vários movimentos têm ocupado a galeria da Casa cobrando celeridade e a cassação do mandato do parlamentar.
A comissão passa a ser composta pelos vereadores Astro de Ogum, Francisco Chaguinhas, Andrey Monteiro, Aldir Junior e Marcial Lima, membros titulares; e pela vereadora Creuzamar de Pinho, como membro suplente.
A Mesa Diretora da Casa já fez a publicação da resolução 85/2024, que institui a nova Comissão de Ética, no Diário Oficial.
Agora ela tem o prazo de 48 horas para se reunir e escolher o novo presidente. E assim dar andamento às suas atribuições. Especialmente uma resposta à sociedade sobre as denúncias contra o vereador Domingos Paz.
O relator do caso, o vereador Aldir Júnior, afirmou que a falta de quórum atrasou os trabalhos. No entanto, garantiu que apresentará até o final de abril o seu parecer sobre as denúncias.
A falta de quórum se deu pelas ausências de Nato Júnior e do Coletivo Nós, que estão licenciados do cargo.