Skip to main content

UFMA precisa de plano para voltar às aulas presenciais

Foto: Divulgação

Jornal Tambor recebeu ontem (19/01), Ilse Gomes Silva, diretora da Apruma, o Sindicato das professoras e professores da UFMA.

(Veja a íntegra da entrevista abaixo, em nosso canal no YouTube).

A entrevista tratou sobre o calendário de retorno das aulas na UFMA e os protocolos de segurança sanitária adotados pela Universidade.

A Apruma crítica que o fato do calendário ter sido apresentado sem discussão com a comunidade acadêmica e que é uma armadilha, no sentido de fortalecimento do processo que vem tentando enfraquecer as universidades públicas no Brasil.

A professora Ilse evidenciou que a volta às aulas presenciais é de interesse da comunidade universitária, estudantes, técnicos e professores, portanto, eles também precisam estar envolvidos no debate.

“A nossa preocupação é pela falta de diálogo e a falta de um plano apresentado à comunidade universitária que mostre como se voltará às aulas presenciais”, disse ela.

A professora também ressaltou que o corte de verbas na educação feito pelo governo Bolsonaro tem dificultado a manutenção das universidades e instituições federais. E, em relação à UFMA, após os dois anos de pandemia, é possível observar que a estrutura necessita de vários reparos e aperfeiçoamentos.

Ilse também pontuou que o modo remoto é um meio emergencial e a comunidade acadêmica não está preparada para este processo.

“Não estamos vendo esforços da Administração Superior de construir essas condições de volta às aulas presenciais de forma segura”, afirmou a professora.

Ilse Gomes Silva também evidenciou que é preciso discutir sobre a possibilidade do passaporte de vacina para as aulas presenciais na UFMA.

“Queremos que seja respondido o por que não temos um plano de retorno gradual às aulas presenciais”, questionou.

Portanto, é necessário discutir os contextos que possam proporcionar uma volta segura às aulas presenciais. E a UFMA não tem feito isto, ela diz.

(Veja, abaixo, em nosso canal no YouTube, a íntegra do Jornal Tambor). 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados