Skip to main content

Saímos do orçamento secreto e caminhamos para um orçamento participativo

Jacinta Maria dos Santos | Foto: Reprodução

No dia 27 de maio foi realizada a Plenária Estadual do Plano Plurianual – PPA Participativo 2024/2027, do Governo Federal.

Na ocasião, também houve o lançamento do Orçamento Participativo 2023, do governo estadual, no Centro de Convenções, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Segundo o governo Lula, o objetivo das Plenárias Estaduais é ampliar a participação popular no planejamento das prioridades do Brasil para os próximos quatro anos.

Para falar sobre esse assunto o Jornal Tambor de quarta-feira (31/05) entrevistou Jacinta Maria Santos.

Ela faz parte do Conselho Estadual de Igualdade Racial, da Rede de Mulheres Negras do Maranhão (REMNEGRA) e participou da Plenária Estadual do PPA.

(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Jacinta Maria Santos)

Leia também: Venha! É democracia e comunicação!

Jacinta afirmou que a Plenária foi importante porque proporcionou um espaço para que a população aponte quais as necessidades prioritárias.

Ela ressaltou que apesar do pouco tempo de escuta e a falta de representatividade no evento, foi um momento de fortalecimento da participação cidadã nas decisões do país.

Para Jacinta, o PPA Participativo é um instrumento democrático necessário para um Brasil, que nos últimos quatro anos apostou em um “orçamento secreto”.

“Próximo ano teremos as eleições municipais, por isso é importante a gente olhar as propostas, analisar e votar para que no final dessa coleta de dados os políticos possam atender de fato as demandas sugeridas pela população”, declarou Jacinta Maria Santos.

Saiba como participar do PPA

Para ter acesso a Plataforma Brasil Participativo é necessário criar uma conta no Gov.Br https://www.gov.br/pt-br ou baixar o app. Em seguida é só clicar nesse link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/, e fazer suas escolhas e propostas.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Jacinta Maria Santos)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados