Skip to main content

Maranhão – Fetaema propõe força tarefa e clama por paz no campo!

“O modelo econômico que concentra riqueza vale mais que a vida de trabalhadores rurais, quilombolas e indígenas”

A afirmação acima foi feita hoje (03/11), por Edimilson Costa, agricultor familiar e atual Secretário de Política Agrária da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão, a Fetaema.

Edmilson concedeu uma entrevista ao Jornal Tambor, onde falou sobre a escalada de violência no campo, que ocorre atualmente no Maranhão, resultando no assassinato de vários trabalhadores rurais.

(Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, o Jornal Tambor, incluindo a entrevista de Edmilson Costa)

Logo após o trágico assassinato do lavrador João de Deus, ocorrido na última sexta-feira (29/10), na porta de sua casa, na zona rural do município de Arari, Edmilson veio a público, em nome da Fetaema, para propor uma força tarefa do governo do Estado.

Na entrevista ao Jornal Tambor, o dirigente da Federação detalhou a proposta, que sugere uma ação do governo estadual, juntando a Secretaria de Segurança, a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Direitos Humanos, além do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma).

A conversa com Edilsom começou tratando da indiferença dos mais diferentes setores da sociedade maranhense (em especial da elite, dos candidatos a elite e das diferentes estruturas de poder institucional) diante dos conflitos e das sucessivas tragédias que tem atingido o campesinato maranhense.

Em contrapartida, várias organizações sociais se movimentaram diante da atual situação, incluindo diferentes sindicatos, pastorais sociais e a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB).

A presença da extrema direita, no governo federal, é vista por muitos como o principal fator para escalada de violência no Maranhão. Uma situação que torna a proposta da Fetaema ainda mais importante e necessária.

Veja abaixo, o Jornal Tambor, com a entrevista do dirente da Fetaema, Edmilson Costa.

👇👇🏾👇🏾

O áudio com essa entrevista de Edmilson pode ser encontrado na plataforma Spotify, vinculada ao site da Agência Tambor

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados