Skip to main content

IFMA está em greve!

Imagem: Divulgação/Sinasefe Seção Monte Castelo

No último dia 06 de junho foi deflagrada uma greve dos servidores do Instituto Federal de Educação Ciência Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Monte Castelo. Ela é motivada pelo desmonte na educação, promovida pelo governo Bolsonaro.

A questão foi discutida no Jornal Tambor dessa quarta-feira (08). Foram entrevistados Jorge Leão e Pedro Ribeiro. Eles são professores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), ligados ao SINASEFE seção Monte Castelo e integrantes do comando de greve.

(Veja, ao final desse texto, a integra do Jornal Tambor, a entrevista com Jorge Leão e Pedro Ribeiro)

Pedro explicou que o objetivo da paralisação vai além de questões salariais e melhores condições de trabalho. Ela pretende chamar atenção do governo, mobilizar os servidores e a sociedade civil contra o atual descaso na área da educação.

“Nossa pauta ela não foca apenas em questões economicistas, nossas pautas vão além dessa discussão, passando pela retirada de verbas destinadas ao setor da educação”, diz o professor.

Os grevistas querem também o arquivamento da reforma administrativa (PEC 32/2020) e a revogação da emenda constitucional 95/2016, que impôs teto dos gastos e corte de verbas na educação, além de ser contra a PEC 206, que pretende cobrar mensalidades nas universidades públicas.

Para Jorge o movimento é importante para enfatizar pautas que precisam ser priorizadas no atual governo.

“Através desse movimento tentamos dialogar com a sociedade, para ver a realidade em que estamos diariamente submetidos enquanto profissionais da educação”, completou.

A greve dos servidores do IFMA continua, puxada pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Seção IFMA Monte Castelo/Sinasefe Seção Monte Castelo.

Dia 09 de Junho, será realizado ato em defesa da educação pública e contra os ataques do Governo Bolsonaro, às 16 horas, na Praça Deodoro, centro de São Luís.

(Veja abaixo Jornal Tambor com a entrevista completa de Jorge Leão e Pedro Ribeiro) 👇🏾👇🏻👇👇🏿

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados