Skip to main content

História de luta! Sindsalem completou 16 anos!

Greve puxada pelo Sindsalem, em 2016

Luta por concurso público, greve, denúncia contra desvios e crimes praticados por gente poderosa, várias conquistas para servidores, servidoras e para sociedade de modo geral. São 16 anos de vida. E muita história pra contar.

O papo aqui são as ações e o aniversário – comemorado neste mês de fevereiro – do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, o Sindsalem. No último dia 8, a organização completou 16 anos de existência.

E como a luta não para, no dia do aniversário do Sindicato, em seu site oficial, está dito que a reforma do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) dos servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão está cada dia mais próximo.

Outras conquistas foram o reajuste no tíquete, que subiu para R$ 1.250,00; a mudança na concessão dos adicionais de qualificação (facilitando o acesso a essa vantagem) e a manutenção dos 21% conquistados na Justiça na remuneração de diversos servidores da Casa, indicativo de que a reforma do PCCV já está em curso.

O concurso público é outra vitória histórica do Sindicato, que conseguiu mobilizar a sociedade, os jovens, além de uma frente de luta, com direito a manifesto assinado por várias entidades e movimentos, em favor desse mesmo concurso.

No próximo dia 15 de fevereiro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) vai lança o edital, para a realização do concurso público, que viabilizará a contratação de novos servidores para o Poder Legislativo Maranhense.

Presidenta da Assembleia prestigiou evento de aniversário do Sindicato

Novos objetivos

Em uma instituição historicamente marcada pelo conservadorismo, como é o caso da Assembleia Legislativa do Maranhão, surgiu e se consolidou um sindicato classista, profundamente comprometido com os princípios da democracia, com poder de luta e capacidade de negociação.

Em 2023, a direção do Sindsalem pretende manter o bom diálogo com a Assembleia, que pela primeira vez na história é presidida por uma mulher, a deputada Iracema Vale (PSB).

Entre as metas, além da atualização completa do PCCV, está a aplicação do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) e a nomeação e posse dos aprovados do concurso

No âmbito nacional, conforme decisão do congresso da categoria, o XIII Consalem, o objetivo é atuar na defesa da democracia, no combate às reformas prejudiciais aos servidores e à população, além do fortalecimento dos sindicatos.

Em declaração publicada no site da entidade, o atual presidente do Sindsalem, Nataniel Serejo, falou sobre a organização aniversariante. “Uma entidade combativa e classista, cujos pilares são a defesa incansável dos servidores da ALEMA; a moralização do serviço público; e a luta por nenhum direito a menos”, disse Nataniel.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados