Skip to main content

Brasil paga dívida de 7 trilhões com dinheiro da saúde e educação

O problema se agravou ao longo da ditadura militar implantada no país a partir de 1964.

O Brasil tem uma dívida de mais de sete trilhões de reais! Em 2021, R$7,643 trilhões foi o valor da dívida pública federal acumulada.

Para falar deste assunto relevante e pouco tratado na mídia tradicional, o Jornal Tambor desta segunda-feira (28) entrevistou Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã Dívida e auditora fiscal aposentada do Ministério da Fazenda.

(Veja no final da matéria, em nosso canal no YouTube, o Jornal Tambor com a entrevista de Maria Fattorelli)

Em sua fala, a entrevistada explicou que a origem dessa dívida veio da ditadura militar. Atualmente o saldo devedor do governo federal inclui tanto dívida externa e interna, somando um valor de R$7,643 trilhões reais.

Mas o que o governo Bolsonaro tem feito diante do problema? Está tirando dinheiro, que seria destinado para educação, saúde e outras áreas indispensáveis, para pagar essa conta, diz Fattorelli.

Além disso, a ex-auditora fiscal esclareceu que esta despesa exorbitante é utilizada como desculpa para as reformas – previdenciária, administrativa e outras – e as privatizações.

Outro ponto destacado por Maria Lucia é que os altos juros pagos pela população brasileira vão direto dos cofres do Banco Central para os bancos privados.

Isto explica porque a pandemia agravou a situação de pobreza no país, mas os bancos continuaram lucrando.

Ela pontuou que os grandes conglomerados econômicos estão por trás do interesse nas reformas e privatizações. E, por outro lado, os bancos fazem parte disso. “Tudo está interligado”, disse ela. “O poder financeiro é comandado a partir dos bancos”, completou a entrevistada.

Por conta destes pontos elencados por Fatorelli, ela coloca como de suma importância uma auditoria desta dívida. Ela ressalta que é necessário abrir esta caixa, porque “o brasileiro está sendo sumariamente roubado”.

(Veja na íntegra o Jornal Tambor com Maria Lucia Fatorelli) 👇🏿👇🏾👇🏼👇

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados