Skip to main content

Bira diz que piso salarial da enfermagem interessa a toda sociedade

Imagem: Cofen

O Jornal Tambor dessa terça-feira (06) ouviu o deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA), sobre o Piso Nacional da Enfermagem, aprovado recentemente no Congresso Nacional. Ele foi o único deputado federal do Maranhão a participar da autoria do Projeto de Lei 2997/2020, que institui esse piso nacional.

(Veja, ao final desse texto, a entrevista de Bira)

Jair Bolsonaro é contra o piso e está trabalhando contra sua efetivação. Bira, que faz cerrada oposição ao atual presidente, confirmou essa informação que é de conhecimento público.

E no último domingo, causou grande repercussão no pais a decisão do Ministro do STF Luís Roberto Barroso, que suspendeu a Lei que criou o Piso Nacional da Enfermagem. Atendendo um pedido dos empresários da saúde, Barroso deu um prazo de 60 dias para que Estados, Municípios e o Governo Federal informem os impactos financeiros do aumento.

Bira lembrou na entrevista ao Jornal Tambor que a Lei do piso da enfermagem beneficia cerca de 70% dos profissionais que atuam na área da saúde, entre enfermeiras e enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além das parteiras leigas.

Deputado federal Bira do Pindaré

O deputado federal maranhense inclusive pediu urgência na aprovação do projeto de Lei em favor dessas categorias. Ele lembra que o fortalecimento e a valorização desses profissionais é uma forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), tão atacado pelo atual governo brasileiro. “O piso de enfermagem interessa a toda sociedade. É uma forma de valorizar a saúde pública”, afirmou Bira do Pindaré, lembrando da extraordinária atuação deles durante a pandemia de Covid 19.

O deputado federal maranhense falou da necessidade de mobilização da categoria, para que a Lei do piso seja efetivada. E falou também da “importância de outros setores da sociedade também apoiarem essa luta”.

Em relação ao dinheiro que garante o pagamento do piso da enfermagem, Bira lembrou que é um valor menor ao que o governo Bolsonaro vem utilizado no Orçamento Secreto, “feito para comprar deputados e votos”. E o parlamentar maranhense informou que o estudo de impacto financeiro já foi feito e que existe o dinheiro para a implantação do piso.

( Clique no link e veja, abaixo, a íntegra da entrevista de Bira do Pindaré ao Jornal Tambor) 👇🏿👇🏽👇

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados