Skip to main content

Agricultura familiar! Conferência estimulou e garantiu participação popular

Foto: Hamilton Cantanhede

Com o tema “Alimentos saudáveis + respeito à natureza = vida digna”, a Conferência Estadual da Agricultura Familiar (Confeaf) reuniu na quinta-feira (27), mais de mil agricultores familiares. 

O encontro foi realizado pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que tem como secretário o ex-deputado federal, Bira do Pindaré. 

O evento aconteceu no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), em São José de Ribamar.

Leia também: Quem mandou caluniar Marielle?

O Confeaf tratou sobre temas para o Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, que possam subsidiar a elaboração e execução do Plano Plurianual do Estado do Maranhão (PPA). 

Para o secretário Bira do Pindaré, a Conferência foi importante por ter sido feita com protagonismo da sociedade, dos setores organizados, que historicamente lutam pela agricultura familiar, pelo acesso à terra, pelo acesso à água e por condições básicas. 

“O conteúdo que estamos debatendo é aquele construindo com a participação dos movimentos sociais. Então, isso dará mais qualidade para o que vamos apresentar ao governo estadual e federal”, destacou Bira.

Participação 

A Confeaf possibilitou a discussão, por meio de nove grupos de trabalhos (GT’s) entre os presentes, que debateram demandas para o desenvolvimento rural sustentável. 

Os GT’s identificaram estratégias e soluções para o fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão, que poderão compor políticas públicas voltadas para o seguimento. 

Estiveram presentes na Confeaf, o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST); a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA); a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades (CONAQ); o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDRUS); a Federação dos Trabalhadores e Traabalhadoras na Agricultura Familiar do Maranhão (FETRAF); a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA); o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), além de inúmeras associações e sindicatos rurais. 

Governador 

Encerrando o evento, o governador Carlos Brandão falou que o debate, durante a Conferência, democratizou a gestão na agricultura familiar. 

“Para que possamos fazer nosso Plano da Agricultura Familiar, temos que ouvir o seguimento e assim fazer um Plano mais justo”, afirmou Brandão. Dentro das demandas dos agricultores, ele também citou a importância da titulação das terras.

É preciso destacar que a titulação, além de garantir que os povos tradicionais tenham o direito de viver em seu território, possibilita a diminuição da violência no campo no Maranhão. 

Foto: Hamilton Cantanhede

Escutando as demandas

Entre os presentes na Conferência, estiveram representantes do governo federal, de outras secretarias do governo estadual, além de alguns parlamentares.

O deputado estadual Júlio Mendonça (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), disse que o encontro foi um momento de escuta das demandas que serão tratadas no orçamento do governo estadual. “Temos que unir as forças para caminharmos juntos”, ressaltou.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados