Skip to main content

São Luís! Movimento trata da preservação ambiental na região Cohab-Cohatrac

Movimento Jardim Calçada Verde | Foto: Divulgação

O Movimento Jardim Calçada Verde é um projeto organizado na área Cohab-Cohatrac, no entorno da Reserva Itapiracó, em São Luís.

Essa iniciativa desenvolve trabalhos de limpeza, reflorestamento, ajardinamento ornamental e debates sobre as questões ambientais das áreas degradadas pela ausência de políticas públicas efetivas.

O objetivo é proporcionar áreas verdes na região, ao mesmo tempo que busca conscientizar a população do entorno sobre as boas práticas da educação ambiental e discutir questões socioambientais da cidade.

Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de terça-feira (14/05) entrevistou Dorian Azevedo.

Ela é historiada e assistente social, mestra em Desenvolvimento Socioespacial e Regional UEMA, vice-coordenadora do Comitê Popular da Praça das Árvores e integrante do movimento popular Jardim Calçada Verde.

Leia também: Pesquisador afirma que desastres ambientais são consequência de interesses econômicos e políticos

(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Dorian Azevedo)

Segundo Dorian, o movimento atua com 24 voluntários registrados e com inúmeros colaboradores.

Ela reforçou que o projeto se articulou inicialmente com mulheres e posteriormente outras pessoas foram integrando o grupo.

“O movimento favorece a reflexão sobre a preservação e conservação da Apa do Itapiracó, enquanto um espaço verde para todos. É preciso que haja uma cidade habitável para todos”, disse a integrante do movimento.

Em relação aos desafios dos movimentos comunitários de São Luís, diante dos graves problemas ambientais da ilha, como a contaminação de peixes, poluição do ar e o avanço indiscriminado da construção civil, Dorian falou que é necessário fortalecer a organização popular.

A vice-coordenadora do Comitê Popular da Praça das Árvores completou que os gestores públicos precisam construir estratégias de preservação com o apoio da comunidade.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Dorian Azevedo)

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados