O Jornal Tambor, desta segunda-feira (24), tratou sobre o projeto Mangues que Alimentam Vidas, desenvolvido para a sensibilização ambiental dos moradores, pescadores e catadores de caranguejo do Campo de Perizes, no município de Bacabeira, próximo à São Luís.
O Jornal ouviu Ana Maria Pires Silva, líder comunitária e presidenta da Associação de Moradores do Povoado Campo de Perizes e a professora Jucilene de Jesus Pires Silva, bióloga, coordenadora do projeto e dirigente da mesma Associação.
(Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Ana e Jucilene).
O projeto iniciou em outubro de 2021 e a comunidade já desenvolveu a primeira oficina de educação ambiental.
Segundo Jucilene, ele propõe desenvolver ações educativas. A professora reforça a importância da comunidade saber como preservar o meio-ambiente e estar consciente da nocividade que a empresa Vale promove na região.
Ela destacou que o minério que se solta com a passagem do trem da Vale, próximo à comunidade, contamina os igarapés, mangues e os animais. E que a água potável também está infectada. “O meio ambiente vem sofrendo com o minério”, disse. Além disso, as linhas de transmissão das torres também causam impactos na natureza.
A bióloga destacou que é importante dar evidência aos manguezais. E informou que há anos eles tentam contato com a empresa Vale para que possam desenvolver ações para extinguir a contaminação por minério.
A pescadora Ana Maria ressaltou que estas ações não são suficientes. “Cada vez cai mais minério, o meio-ambiente está mais prejudicado”, afirmou.
A líder comunitária também salientou que o projeto, Mangues que Alimentam Vidas, pretende se expandir em outras comunidades, para que haja uma troca de informações sobre como tratar o meio-ambiente. “Temos que ter essa sensibilidade de preservar e cuidar, sabendo que é dali que tiramos o alimento que vai para nossa mesa”, disse.
As entrevistadas evidenciam que precisam do apoio do Poder Público (Prefeitura e Governo do Maranhão) e pedem que mais pessoas possam apoiar a comunidade para que o projeto seja desenvolvido.
Veja, abaixo, a edição completa do Jornal Tambor no Youtube 👇🏾👇👇🏿