O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (Stiu/MA) promoveu em Imperatriz, na terça-feira (12/03), Assembleia Geral com os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).
Na pauta do encontro foram tratados informes sobre dissídio coletivo; reajuste de incorporação e de gratificação; horas extras, situação da empresa; e atualização da situação das ações judiciais de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras da Caema.
No caso do Dissídio Coletivo, a diretoria da entidade manifestou que está atenta para haja recurso sobre o reajuste salarial.
A assessoria jurídica do sindicato já está se organizando para pedir o passivo devido aos trabalhadores, desde 2019 até a data do reajuste.
Os trabalhadores também foram informados sobre a ação coletiva que cobra adicional de periculosidade para o trabalho com motocicleta, que trouxe resultados positivos.
A ação proferida em São Luís contemplou 26 trabalhadores e a decisão de Imperatriz contemplou seis trabalhadores.
Na capital maranhense, a empresa já concordou com o cálculo que chega a R$ 1 milhão de reais. E agora espera a expedição de precatório para pagamento.
Já na ação em Imperatriz, a Caema ainda está com prazo aberto para dizer se concorda ou não com os cálculos que chegam a R$ 300 mil reais.
Leia também: Sindicato dos Bancários denuncia o Bradesco
Mais Ações
Além disso, o juiz reconheceu o direito dos trabalhadores que não obtiveram resposta da empresa nos pedidos administrativos de incorporação de hora extra ou que tiveram o pedido negado. No entanto, a execução deve ser individualizada por cada trabalhador.
Assim, a diretoria do Stiu/MA garantiu que vai organizar para que, aqueles que têm pendência de pedido de incorporação de hora extra, possam entrar direto com a execução dessa sentença na Justiça. Invés de apresentar uma ação nova desde a fase inicial.
Dessa forma, a diretoria da entidade realizou o encontro para manter bem informado todos os trabalhadores sobre as ações do Sindicato.
Também foi dito sobre as tratativas para a resolução de quatro pendências que ainda não foram solucionadas pela Caema como: a realização de novo concurso público; o reajuste da gratificação incorporada ao salário dos trabalhadores; o pagamento da totalidade das horas extras trabalhadas; e melhores condições de trabalho.