“As lutas dos trabalhadores e o papel dos sindicatos pós-eleições”. Este é o tema do 13° Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (Consalem), promovido pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Sindsalem). O evento ocorre entre os dias 26 e 27 de outubro, no Auditório Fernando Falcão, na sede da ALEMA, no Calhau.
No primeiro dia houve uma mesa de debate, com dois palestrantes, Carlos Lula, fundador do SINDSALEM e deputado estadual eleito pelo PSB; e Gizelle Freitas, mestre em serviço social e co-vereadora em Belém (PA) pela Chapa Coletiva Mulheres Amazônicas, do PSOL.
Os palestrantes trataram das ameaças à democracia, o combate à Reforma Administrativa, a importância do fortalecimento dos sindicatos e a luta contra as políticas do atual Governo Bolsonaro.
Na abertura do Consalem, estiveram presentes representantes de organizações parceiras do Sindsalem, o Sindicato dos Bancários do Maranhão, a CSP-Conlutas, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe Campus Maracanã), o Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindedução) e a Agência Tambor.
Amanhã, quinta (27) o Congresso segue com a pauta interna. Ele será finalizado na sexta-feira (28), com evento a partir das 12h, a Festa do Servidor, na sede da Assalem, no Maiobão.