Skip to main content

Saúde pública de São Luís pode colapsar sem medidas mais rigorosas de contenção

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
13/04/2020

Foto: Painel Estadual Covid-19

Em entrevista ao Radiojornal Tambor, desta segunda-feira (13), o advogado Diogo Cabral, que atua junto a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, demonstrou bastante preocupação com o aumento de casos da covid-19, em São Luís. 

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Maranhão, atualmente são 445 infectados no estado, com 369 somente na capital. 

Diogo Cabral defendeu que sejam adotadas medidas mais rigorosas em São Luís para contenção do crescimento exponencial da doença. O entrevistado destacou, como exemplo de descaso, a negligência de redes de supermercado que não adotam critérios de segurança para funcionários e clientes. 

“Se 1% da população de São Luís for contaminada pelo vírus e 30% desse percentual precisar de hospitalização, por exemplo, será um problema. Não temos leitos suficientes para tantos pacientes em nenhum dos hospitais, sejam públicos ou privados”, explicou ele. 

O advogado também destacou a preocupação com a população em situação de extrema pobreza. Com os dados oficiais do governo é possível observar que maioria dos contaminados, em São Luís, moram em bairros de classe média, e que algumas cidades do Maranhão ainda possuem poucos casos e outras não há registros do novo coronavírus. Mas é necessário a contenção para a situação não agravar. 

“Nós sabemos que há uma desigualdade muito grande no estado. O Maranhão continua sendo o estado mais pobre do país”, ponderou ele. 

O entrevistado também ressaltou que o componente estrutural e social, aliado ao descaso do governo federal, tem potencial devastador. 

Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x

Acesso Rápido

Mais buscados