O Jornal Tambor, desta sexta-feira (4), tratou sobre o atual momento das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão e de seus docentes.
Os entrevistados foram os professores da UEMA Bruno Rogens Ramos Bezerra e João Coelho Filho, presidente e vice-presidente, respectivamente, do Sindicato dos Docentes das Universidades Estaduais públicas do Maranhão (SINDUEMA).
(Veja, ao final desse texto, o Jornal Tambor com a entrevista de Bruno Rogens e João Coelho)
Os sindicalistas destacaram a campanha de valorização e equiparação salarial dos docentes da UEMA e UEMASUL com os professores do ensino básico.
Segundo Bruno Rogens, há uma defasagem salarial dos professores do ensino superior do estado, desde o último ajuste na folha salarial em 2017. Por conta disso, a campanha foi indiciada em 2020, antes da pandemia da Covid-19. No entanto, o sindicalista informou que não houve qualquer possibilidade de diálogo com o governo do Maranhão.
O presidente do SINDUEMA também evidenciou que foi feito um pedido de audiência com Flávio Dino para discutir o pleito da categoria, mas até agora sem respostas. De acordo com ele, houve apenas uma proposta de reajuste de 9% em 2021 do governo estadual, sem nenhum diálogo.
O docente afirmou que é necessário que o conjunto da educação estadual, seja ela superior ou básica, seja mais valorizado. Ele também criticou a Administração Superior da UEMA por controlar as informações e também não dialogar com a categoria.
Outro ponto ressaltado pelo vice-presidente João Coelho, foi a publicação da Medida Provisória 378 que cria novos cargos para reestruturação administrativa da UEMASUL.
Ele falou da importância e avanço da MP, porém mais uma vez sem diálogo com os professores. O docente afirmou que tais medidas não podem ser feitas de maneira unilateral.
Além disso, os sindicalistas chamam atenção do governo do Maranhão que para o avanço do estado, com a realização da ciência nas universidades, tão importante em um momento como este de pandemia é necessário que o professor seja valorizado.
(Veja, abaixo, o Jornal Tambor com a entrevista dos professores do SINDUEMA)
👇🏾👇👇🏿