O projeto do Plano Diretor de São Luís voltou a ser discutido na Câmara Municipal de São Luís. A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) está pressionando a Câmara Municipal para aprovar o projeto, contra os interesses da população.
Para tratar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de quarta-feira (30/11) entrevistou Luiz Eduardo Neves, geógrafo, professor da UFMA, dirigente sindical e membro do Movimento de Defesa da Ilha.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com Luiz Eduardo Neves)
Em abril desse ano de 2022, o prefeito Eduardo Braide apresentou um “novo” projeto de Plano Diretor do município. A proposta é praticamente a mesma de Edivaldo Holanda Junior, que já havia sido contestada pelo Ministério Público.
A proposta compromete gravemente a zona rural de São Luís, abrindo espaço para diferentes formas de violências contra as comunidades que vivem na região, comprometendo o abastecimento de água no município e o aumentando o nível de poluição, que hoje já é maior do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
O professor Eduardo Neves, na entrevista ao Jornal Tambor, concordou que essa proposta de Plano de Diretor “é criminosa”. Ele ressaltou a necessidade da participação da sociedade civil nesse processo, visto que o projeto irá impactar negativamente toda a população de São Luís.
(Veja abaixo, o Jornal Tambor, com a entrevista de Luiz Eduardo Neves) 👇🏾👇🏿👇🏽